16 julho 2012

Cidades sagradas para o Islamismo.

Série cidades sagradas.
O Islamismo é a segunda maior religião do mundo em número de adeptos, surgiu na Península Arábica no século VII, seu grande profeta é Maomé. É a religião mundial mais recente.
Para essa religião algumas cidades são consideradas sagradas, dentre elas:
Meca, Arábia Saudita.
É considerada a cidade mais sagrada do Islamismo, segundo essa religião a cidade foi fundada por descendentes de Ismael, o Islamismo foi proclamado nesta cidade. Todo ano em torno de 13 milhões de pessoas visitam Meca, dessa forma, a cidade tornou-se uma das mais cosmopolitas e diversificada do mundo islâmico.
Medina, Arábia Saudita.
Depois de Meca é considerada a cidade mais sagrada do Islamismo. Maomé entrou na cidade no período conhecido como Hégira e foi ali que se tornou um líder religioso. É considerada a primeira cidade governada por proncípios teocráticos pregados pelo islamismo. A tumba do profeta Maomé encontra-se nessa cidade.
Jerusalém, Israel.
É a terceira cidade mais importante para o Islamismo, depois de Meca e Medina. "De acordo com os ensinamentos do Islão, o profeta Maomé foi trazido por um milagre de Meca a Jerusalém, de onde então subiu aos céus. O Domo da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa que foram construídas no século sete, são identificadas no Corão e fazem assim de Jerusalém um lugar sagrado, depois de Meca e Medina." (Travel.pt )
Damasco, Síria.
A cidade foi capital do Califado Umayyad e centro da cultura árabe, a Mesquita Umayyad é considerada o quarto santuário islâmico, na cidade também se encontra Túmulo de Salh al-Din.

Referências:
BARKER, Jack (et al) 100 grandes cidades do mundo. [trad. Filomena Devechio] São Paulo: Ciranda Cultural, 2007.
Porta lnDiv
GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NTAKER Henry. O livro das religiões. [trad. Isa Mara Lando] São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...