da segunda guerra.
A segunda guerra mundial deixou milhões de mortos, o Brasil participou no conflito enviando uma força expedicionária. Soldados de vários lugares do Brasil participaram desse evento, em homenagem a eles há vários monumentos espalhados por muitas cidades.
Em Brodowski, cidade natal do pintor Cândido Portinari, na região de Ribeirão Preto há um monumento que homenageia os combatentes da segunda guerra mundial. Ele fica do lado da igreja matriz de cidade - a igreja Nossa Senhora Aparecida, fundada em 1905. A praça onde está a igreja e o monumento chama-se Praça dos Expedicionários. O local do monumento está muito bem cuidado e vigiado. Nele há uma placa de metal onde se lê os seguintes nomes:
José Arantes;
Joaquim Borges de Souza;
Sebastião Bernardes Corrêa,
Franklin Santana Neto;
João de Paulo Coprtez Júnior;
Pedro Alves, Miguel Arcangelo Tamion;
Antônio Puga;
Waldemar da Silva;
Waldemar da Silva;
Felipe dos Santos; dentre outros.
Brodowski possui 20.485 habitantes (IBGE-2009), a cidade é muito visitada por abrigar o Museu Cândido Portinari, o clima é ameno devido sobretudo a altitude em torno de 850 metros. Distante 26 de Ribeirão Preto, 62 de Franca e 338 de São Paulo. Para quem se interessa em conhecer monumentos fica a dica para visitá-lo. Na maioria das vezes, grandes monumentos são famosos e conhecidados, enquanto pequenas homenagens ficam esquecidas, mas podem revelar nomes e mostrar o carinho e o respeito que um povo tem para com determinadas pessoas e eventos.
Fotos: Alexandre de Freitas.
Imagem da placa onde consta os nomes citados acima, dentre outros.
Igreja Matriz N.S. Aparecida.
Um comentário:
Na realidade os monumentos estão abandonados e abriga deposito de garrafas e entre outros dejetos. Brodowski nunca soube manter sua base histórica,uma grande pena.
Postar um comentário