09 dezembro 2010

Marselha – centro comercial e turístico do mediterrâneo, a cidade mais antiga da França.

Vista geral de Marselha. Foto: Panorâmio.


A cidade às margens do mar Mediterrâneo tem história de 2.600 anos, a área onde hoje se localiza a cidade foi ocupada por fenícios, gregos e romanos.
Sua localização estratégica, ligando a África à Europa, num mar movimentado pelo comércio e porta de entrada para o interior da França fez com que a cidade passasse por vários episódios de conflitos. Durante a Revolução Industrial e a revolução dos transportes a cidade apresentou aumento populacional e seu comércio aumentou a projeção.
Na segunda guerra mundial Marselha sofreu significativos ataques da Alemanha e da Itália, devido principalmente a sua localização estratégica. Alguns de seus bairros foram destruídos. Após a guerra a cidade francesa apresentou grandes melhoras.
Hoje possui aproximadamente 900 mil habitantes (região metropolitana 1,7 milhões de habitantes) seu papel de ponto de contato entre a Europa e o Mediterrâneo vem se fortalecendo. A importância de seu porto continua sendo fundamental para o seu desenvolvimento, surgem projetos na área da cultura, seus museus e seu patrimônio arquitetônico demonstram a possibilidade de transformá-la em capital cultural da Europa. O turismo é uma das principais atividades econômicas, “ [...] São 22 museus, 17 teatros e festivais de música durante o ano inteiro. E mais: 23 praias, 14 portos e, em média, 300 dias de sol por ano. É uma ótima cidade para servir como ponto base para explorara inúmeras cidades históricas do sul da França.” (Fonte: IG-Turimo)
Referências:
Costasur

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...