13 dezembro 2011

Cidades russas - Kazan.

Kazan é considerada a porta de entrada da Sibéria, uma cidade russa capital de uma região chamada Tartastan. Ali vivia descendentes de nômadades de origem tártara. Por volta de 1500, Ivan, o terrível, devastaou a cidade e fez com que o Khan muçulmano se converte-se à religião cristã. [fonte]  
A cidade possui aproximadamente 1,2 milhões de habitantes, destaca-se por possuir importantes indústrias nas áreas de construção, mecânicas e químicas.
Ao que tudo indica russos e tártaros vivem em harmonia nos dias de hoje, a cidade é bem equipada com meios de transportes e seus patrimônios históricos estão bem preservados, com destaque para o Kremilim de Kazan, considerado um patrimônio pelo Unesco. Além de igrejas critãs ortodoxas a cidade também possui algumas mesquitas e uma torre que se destaca na cidade. A qual se diz que:
"(...) a torre Syuyumbike com 59 metros de altura e ligeiramente torta, leva o nome de uma princiesa que se recusou a casar com Ivan, o terrível, e que foi por causa dessa recusa que ele começou a destrui kazan. Então, para salvar sua cidade, a princesa aceitou o casamente, mas impôs como condição a construção, em uma semana, da torre mais alta que todas as mesquistas da cidade. Para azar da princesa, Ivan, construiu a tal torre no prazo determinado e ele decidiu se matar, se jogando do alto  da torre." [fonte]  

Torre que teria sido construída a mando da princesa.
Referências:
Sisnema.com (inclusive imagens)
The Moscou Times

Um comentário:

Anônimo disse...

Peço licença para falar sobre Neryungri nos confins da Sibéria. É que fui levado pelos Céus ortodoxos a andar pela cidade. Mas antes divisei do alto uma como sempre linda Igreja. Desço na sua porta, reverencio o gigante Senhor do cosmos e da história Jesus Cristo ortodoxo e universal, cuja graça é rainha da justiça e garantia da eternidade. Sentido último da existência cuja raiz da árvore cósmica ali também está sacramentada. Assim iluminado me ponho a um pequeno giro por aquela cidade mineira de carvão vegetal. Cidade pacata, ruas largas. Nada amontoado, mas a população parece como que obrigada a morar em antigos predões dos famosos condomínios soviéticos. Ali a Rússia é mais imensa em toda sua imensidão. Volto à porta daquela Igreja onde me suplanta pela verdade toda e qualquer tentativa de não me colocar no mesmo trem da história, em cujo destino nos encontraremos todos terminada a jornada terrena, onde não perguntaremos mais nada. O encontro com o mestre Jesus Cristo vai definir uma vida eterna, independente se vivemos em Neryungri na Rússia ou Russas no Ceará...:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...