29 julho 2012

Cidade de Aleppo, Síria.

Vista da parte antiga de Aleppo. Imagem: Wikipédia.
A cidade de Aleppo, na Síria, é muita antiga, o início da localidade data do século X a.C. Foi habitada e dominada por vários povos como hititas, assírios, gregos e romanos. A cidade guarda verdadeiros tesouros arquitetônicos que refletem a influência desses povos.
Localizada no cruzamento de várias rotas comerciais a cidade já foi um grande destaque no Oriente Médio, mantendo embaixadas de algumas Cidades-Estados como a antiga Veneza, alfândegas francesas, inglesas e holandesas, mais recentes. Essa condição deixou-a por séculos sendo a maior cidade da Síria e a terceira maior do Império Otomano.
O dinamismo do passado e a importância que a cidade tinha foi sendo deixando para trás quando algumas rotas comerciais deixaram de existir em direção à Ásia Central e a Mesopotâmia. Em comparação com seu passado a cidade atual de certa forma se estagnou. Mas no cenário nacional ainda é a segunda maior cidade da Síria, é um dos mais importantes postos comerciais do país.
A parte antiga de Aleppo vem sofrendo com a deteriorização de seus patrimônios históricos, os quais são de extrema importância, pois como vimos, a cidade foi ocupada por vários povos acumulando assim aspectos arquitetônicos que vão desde construções greco-romanas, passando por igrejas cristãs e com grande influência da cultura islâmica, Aleppo possui em torno de 200 minaretes.    
Atualmente (2012) a cidade vem sofrendo com conflitos entre grupos de resistência anti-governo e as tropas governamentais, ao que tudo indica a Síria enfrenta uma guerra civil. Fontes de notícias internacionais falam em milhares de mortos nos conflitos. Fato que pode contribuir ainda mais para a destruição dos patrimônicos arquitetônicos da cidade.  

Aspectos da cidade de Aleppo.

Cidade de Aleppo, durante protestos e conflitos entre guerrilheiros e tropas do governo.


Referências:

2 comentários:

Filipe Maia disse...

Na guerra, seja qual for, o único patrimônio é o ódio. Bom texto, Alexandre. Já pensou em fazer uma série sobre cidades que, hoje, são zonas de conflito?

Anônimo disse...

Eu nem entendo para que servem as guerras... são só interesses dos países e as pessoas não tem nada que ver com isso.
Esta semana vou pedir delivery em higienopolis e falar sobre este assunto com uma amiga que estudou muito sobre as guerras no mundo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...