21 setembro 2012

Cidades francesas. Dunkerque, a igreja de dunas.

Dunkerque é uma cidade francesa localizada no extremo norte daquele país. Situada numa das regiões mais importantes do norte da Europa com fácil conexão com importantes centros europeus, em um raio de aproximadamente 300 quilômetros de Dunkerque estão cidades como: Londres, Paris, Amisterdã, Luxemburgo e Bruxelas.
A cidade tem uma história ligada ao mar e a sua localização estratégica, surge por volta do século VII de uma pequena aldeia de marinheiros, em uma enseada ligada por dunas. Ali eregem uma igreja, a qual dão o nome de igreja de dunas.
Devido principalmente a sua localização, possou para o dominío de vários povos, sendo comprada e conquistada em algumas ocasiões até que finalmente ficou com o domínio francês.
 
"Cobiçada pelas grandes potências, Dunkirk experimentando sucessão incomum de senhores: Flamengo, Borgonha, austríaco, Espanhol, Inglês, Francês, três dos quais foram bem sucedidos em um único dia, 25 de junho de 1658, durante a famosa Batalha das Dunas ganhas por Turenne." (Découvrir Dunkerque)


Atualmente a cidade possui cerca de 220 mil habitantes e se destaca por seu porto, o terceiro mais movimentado da França, o comércio, a indústria e o turismo também são significativos na cidade que também é um polo universitário.
 


"Dunquerque ganhou o 1 º prémio dos europeus 'cidades sustentáveis' por causa de sua capacidade de conciliar desenvolvimento econômico e respeito ao meio ambiente." (Découvrir Dunkerque)
Fatos históricos relevantes.
 
Dunkerque sofreu com a primeira e segunda guerra mundial. Em ambas as guerras foi duramente bombardeada. Porém, na segunda guerra mundial, a cidade seria marcada por ali ter acontecido uma das maiores retiradas de tropas de todos os tempos. O episódio ficou conhecido como a Retirada de Dunkerque, o nome da operação era Operação Dínamo. Cerca de 330 mil soldados, especialmente franceses e ingleses, foram retirados dali com urgência, pois que estavam sendo encurralados pelo exército alemão.


 
 
Referências:
Fotos não assinadas: Ville Flamandes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...