21 janeiro 2019

Mangaratu, distrito de Nova Granada.

Igrejinha de Mangaratu (2019) Foto: Alexandre de Freitas.

Mangaratu é um pequeno distrito do município de Nova Granada-SP, criado pela lei nª 2407 de 30 dezembro de 1929IBGE. O acesso ao distrito se dá pela rodovia Luiz Delbem-SP 423, que liga Palestina à BR 153 - Trans Brasiliana, a localidade está a aproximadamente 10 quilômetros desta rodovia, o acesso é por uma vicinal bem pavimentada.
No final de 1920, ocorreu a criação desse distrito, do distrito de Ingás e do distrito de Palestina, desses, só Palestina se desmembrou de Nova Granada em 1936 e se tornou município. Também pertencia à Nova Granada Onda Verde, localidade que se tornou distrito em 1934 e se desmembrou de Nova Granada em 1964, o distrito de Onda Branca, criado em 1944, à semelhança de Mangaratu e Ingás, também sofreu estagnação.
O nome é de origem indígena e significa honrado, virtuoso, bomfonte,  o distrito se encerra num quadrilátero de quatro por quatro ruas, cortado pela vicinal, dois bares, poucas pessoas nas ruas e uma igrejinha numa praça com um salão de festas.
O localidade está cartografada na carta do Departamento Geográfico e Geológico da Secretaria da Indústria e Comércio de 1948. 
Em conversa com moradores locais obtivemos informação de que ali vivem aproximadamente 400 pessoas, o distrito é servido por ônibus duas vezes ao dia, um de manhã e outro à tarde. 
A apenas 2 quilômetros de Mangaratu há o também outro distrito de Nova Granada, Ingás. Ao que parece a dinâmica econômica que fez com que surgisse Mangaratu atuou na formação do seu distrito vizinho.
No site da Paróquia São Benedito¹ há um pequeno histórico sobre a localidade, no qual está relatado que ela foi colonizada por espanhóis que adquiriam ali uma propriedade de 100 alqueires. Nota-se também que Mangaratu presentou um significativo progresso, tendo farmácia, máquinas de beneficiar café e arroz, bandas de música e cadeia.
A lei estadual 1331 de 6 de dezembro de 1951, o estado de São Paulo adquire por doação uma propriedade de Mariano Galan Criado para construção de uma escola rural primária.
A lei descreve:
"...um imóvel situado na fazenda 'Ingá' ou 'Pitangueiras', no distrito de Mangaratu, município de Nova Granada, com a área de 12.150m². (doze mil, cento e cinquenta metros quadrados) medindo 270 m. (duzentos e setenta metros) de frente por 45 m. (quarenta e cinco metros) da frente aos fundos, confrontando pela frente com a estrada de Ingá, por um dos lados com a estrada de Mangaratu, pelo outro lado com o córrego do Tejo e pelos fundos com o doador".  

Entrada de Mangaratu.

Aspecto de um cruzeiro na praça de Mangaratu.

Praça de Mangaratu.

Vicinal que corta a localidade.

Vista através do Google Maps - 2019.

Carta de 1948.

4 comentários:

MarceloSG disse...

Meu pai nasceu em Mangaratu em 1938, filho de Francisco Gagizi e Assunção Perez! 😎

Anônimo disse...

Gostei das fotos e do documentário. Minha "cidade" onde residi de 1947 a 1951. Onde meu pai era professor e dentista. Não tinha energia elétrica e à noite podia escutar o barulho das águas do Ferrador na cachoeira do Marimbondo. Saudades.....

Anônimo disse...

Sou registrada nesta . Mangaratu gostaria de conhecer este lindo lugar . Hoje vivo aq em Rondonia mas tenho saldádes d onde eu . Em Nova Granada viemos embora para MT eu tinha 09nove anmorei deixei morei quando criança. Do sítio q nos moravá

Anônimo disse...

Conheci esse distrito, onde vivi até os 9 anos caçula de 8 irmãos lavrador, e mal sucedidos, fomos para fernandopolis aos 18 anos fui a capital de SP hoje em praia grande litoal sp, vou visitar mangaratu se Deus quiser boa tarde.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...