Na década de 1990, na cidade de São José do Rio Preto, começou a acontecer uma significativa expansão dos chamados condomínio de chácaras. Na realidade o que estava acontecendo era o fenômeno dos loteamentos ilegais disfarçados com o nome de chácaras.
Basicamente o que acontecia era o seguinte, um proprietário de área rural loteava a área em lotes de 1.000 metros quadrados e os vendia com contrato de posse de uma parte da terra. Ou seja, o adquirinte passava a possuir uma certa parte de uma área rural, assim, uma única propriedade tornava-se várias propriedade menores com vários donos.
A parte da infraestrutura não foi pensava de forma ordenada, sistemática e coerente. Esse processo se repetiu por todo o entorno rural da cidade, hoje são dezenas desses condomínios que acabacam atendendo a demanda por moradias e, em alguns casos, servem com um imóvel de lazer para determinadas pessoas.
O Condomínio Todos os Santos faz parte da lógica que acabamos de expor. Localizado no extremo da zona norte de São José do Rio Preto, em direção à cidade de Mirassolândia, é um dos últimos condomínios antes da zona rural. Além dele, ainda é possível encontrar mais um condomínio nos moldes que expomos, trata-se do bairro Limão.
O Todos os Santos, pelo que constata-se como os moradores, surgiu da década de 1990, e de lá para cá passou por um processo de melhoria, as conquistas mais recente foram o asfalto que chegou próximo, na estrada de acesso principal, e a iluminação pública nas ruas.
Porém, as ruas do condomínio em si não possuem asfalto, não há esgoto e a água é rateada pelos moradores, cuja conta vem imbutida num taxa de condomínio de 35 reais. A localidade possui telefone e há coleta de lixo.
No bairro nota-se várias propriedade de 1.000 metros quadrados que já estão sendo subdividas ou nelas há mais de uma casa, alguns bares e mercearias, uma igreja católica e uma protestante, mais recentemente uma papelaria.
Moradores afirmam que quando precisam de serviços de saúde e segurança são atendidos de forma satisfatória pela SUS e pela polícia militar de São Paulo, circulares passam pelo bairro de hora em hora, inclusive nos domingos e feriados.
Em épocas de eleições municipais, nota-se muita propaganda eleitoral de candidatos que utilizam tal "matéria-prima" para promessas de melhoria e angariar votos.
Fotos: Alexandre de Freitas, 2012.
3 comentários:
E ae alexandre me chamo manoel maia e sou da cidade de matureia (interior da paraiba pequena cidade com cerca de 6 mil habitantes adoro falar sobre cidades em geral, matureia ela tem apenas 16 anos de emanicipação politica e é uma cidade bem legal,pois esta locolizada na regiao do semi-arido brasileiro entretanto sua pluviometria e mas elevada dq as outras cidades da regiao : - mas pq isso?
-maturéia e a cidade mas alta da paraiba estamos a cerca de 900 m de altitude acima do nivel do mar e é aki que esta o ponto mas alto da paraiba e o terceiro do nordeste ,em matureia tbm ocorre o maior e melhor festival da regiao da serra do teixeira o festival do frio que ja troxe varias atraçoes tais como ,paralmas do sucesso,bikine cavadão ,jorge vecilo ,entre varias outras . Mas pq festival do frio se matureia localiza-se em pleno semi arido brasileiro ,tal determinação e dada em virtude da temperatura da cidade onde varia de 25c durante a tarde e 11c durante a noite ) essa e apenas um pouco das coisas boas q posso flr de minha cidade , e queria muito q vc fizesse uma publicação com enfase para o pico do jabre. wlu kra
manoel maia (18 anos,matureia-pb)
Olá Manuel, muito grato pelo comentário.
Caro Manuel, convido-te para escrever no Cidades e Lugares! Mande-me seu texto pelo e-mail
altasvirtudes@bol.com.br e vamos publicá-lo. Achei muito interessante sua cidade. Mande, também, fotos, envie em anexo o texto e as fotos.
Você pode ver mais informações sobre como publicar aqui acessando uma página específica neste site.
Um abraço.
Qual é o endereço da Associação de moradores do condomínio todos os santos?
Postar um comentário