28 agosto 2008

Abadia Santo Antônio. Ribeirão Preto-SP.





Única igreja da ordem dos beneditinos olivetanos no Brasil.(segundo reportangem do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, no encarte "Bairros" de julho de 2008)





A ordem dos Beneditinos Olivetanos foi fundada em 1313, por João Bernardo Tolomei, conhecido como "irmãos dos doentes" =

Pode-se notar um sutil correspondênica entre essa construção de Ribeirão Preto com a do Monte Oliveto na Itália.





Por que uma igreja dessa ordem foi se instalar no bairro Campos Elíseos na cidade de Ribeirão Preto?

No final do século XIX, com fim do trabalho escravo foi introduzida no Brasil a mão-de-obra de imigrantes principalmente europeus. Ribeirão Preto, maior centro produtor de café no final do século XIX e início do século XX recebeu muitos desses imigrantes. Principalmente italianos.
Para abrigar esses imigrantes foram criados núcleos coloniais que se localizavam próximos às estações da mogianas. Um deles foi o núcleo colonial Antônio Prado que depois passou a ser o bairro barracão e atualmente Campos Elíseos. Esse foi um dos que recebeu grande quantidade de imigrantes italianos.
A convite de Dom Alberto José Gonçalves (bispo de Ribeirão Preto na época) missionários scalabriranos de São Carlos vieram para Ribeirão Preto assistir aos imigrantes italianos e dirigir a associação Santo Antônio que fora instituido pelo bispo de Ribeirão em 1914.
Essa associação teve por objetivo, além de auxiliar os imigrantes, construir um templo religioso. À frente desse objetivo estava o PE. João Rabaioli, porém esse morreu sem ter dado início a construção.
Em 1919, orientado pelo acerbispo de São Paulo, chega a Ribeirão Preto, o abade Luís Pérego , da Ordem dos Beneditinos Olivetanos que tem origem na mosteiro de Nossa Senhora do Monte Oliveto na Itália.
Esse momento marca a saída dos scalabrianos e tomam iniciativa da construção do tempo os olivetanos, que viram ali uma possibilidade de ajudar os muitos imigrantes italianos que se fixaram na região. O início das obras do templo se deu no ano de 1922 sendo concluído apenas em 1947.
A congregação só tem essa igreja em Ribeirão Preto e uma paróquia em São Paulo. Ao lado da igreja está instalado o mosteiro onde estão os monges da congregação, que possui sete capelas instaladas em diferentes ponto do bairro.
São rezadas missas de segunda a sábado às 7 e 19 horas aos domingo 7 horas, 8 horas e 19 horas.

Fontes:
Artigo.
LEITE, Felipe Dias. A construção de um templo na formação de um bairro: a construção da Abadia Santo Antônio em face da ocupação do bairro Campos Elíseos e Ribeirão Preto/SP (1922-1956). Universidade Estadual Paulista UNESP/FHDSS. Disponível em:
http://www.franca.unesp.br/construcao_ribeirao.pdf
Jornal.
A cidade. (Ribeirão Preto).Encarte no bairro. Julh. 2008 p.26.
Sites.
http://www.abbazie.com/mom/mappa_it.html
http://www.monte-oliveto.com/
Fotos: Alexandre de Freitas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...