19 setembro 2008

Lugares Sagrados.

Alguns lugares sagrados para as grandes religiões.
Se consultarmos os dicionários usuais veremos que sagrado é "relativo ou inerente a Deus, a uma divindade, à religião, ao culto ou aos ritos; sacro, santo.Que recebeu a consagração, que se sagrou Ex.: imperador s. Relativo a tudo quanto, por pertencer à divindade ou ser considerado como tal, participa do culto e respeito que se tem a essa mesma divindade Ex.: cálice s. O que, ou aquele que inspira ou deve inspirar respeito religioso ou profunda veneração". Assim, selecionamos alguns lugares com estas característica. E, é claro, muitos outros ficaram de fora. Aqui apenas estão alguns que inquestionavelmente representam as principais religiões.
Outras regiões e outros lugares escaparam de nossas análises. Apenas para fim de nota, antigas religiões como a religião dos povos pré-colombianos, os celtas, o xamanismo, a religião persa, entre outras, ficaram fora dessa nossa observação.

Para o Islamismo.Meca. A cidade sagrada do Islamismo.
É a cidade mais sagrada do Islamismo, ali se encontra a caaba (uma pedra preta que acreditam que tenha sido enviada dos céus), pelo menos uma vez na vida todo islâmico deve ir a Meca e dar sete voltas no sentido anti-horário ao redor da caaba.




Ainda, o lugar sagrado é para o Islamismo.
Outro lugar sagrado para o Islamismo é a Mesquita de Omar, em Jerusalém, Israel.
Construída entre 688 e 691 d.C. é o terceiro lugar mais sagrado do Islamismo. Segundo a tradição muçulmana, Maomé estava sobre a pedra existente no centro desta mesquita quando subiu aos céus.




Para o Budismo.
O Palácio de Potala. Na cidade de Lhasa no Tibet. A cidade em si é considerada sagrada, era a residência do Dalai Lama, o lugar é foco do budismo tibetano.
Percebe-se que está incrustado numa montanha. O Tibet está sob o domínio chinês atualmente, por isso não o encontramos nos mapas.






Para o Hinduísmo.Varanasi. Índia.
O Ganges é o rio mais sagrado da Índia. A cidade de Varnasi possui seis quilômetros de templos e palácios ao longo do rio Ganges. Dessa forma, Varanasi é a cidade mais sagrada. Na tradição hinduísta, quem morre em Varanasi vai direto para o céu. A cidade é dedicada ao deus Shiva.





Para o Cristianismo.
Igreja de São Pedro. Na cidade e no país do Vaticano. É o maior santuário da cristandade. "Pedro, discípulo de Jesus Cristo, chegou a Roma para dirigir a Igreja. Perseguido, como vários outros cristãos,foi crucificado de cabeça para baixo por volta de 60 d.C. A "










Para o Judaísmo.
O Muro das Lamentações. Esse foi a única parte que sobrou do Templo de Davi, "depois dos ataques de Tito à cidade, em 70 d.C. Hoje judeus fazem suas preces e depositam pequenos papéis com pedidos e preces nos vãos das pedras. O Templo de Davi era considerado sagrado porque ali estaria a Arca da Aliança, um tipo de contrato feito entre Deus e os homens."




Fonte:http://www.terra.com.br/istoe/ensaios_fotograficos/lugares_sagrados/index.htm
Todas as fotos foram tiradas deste site.
As partes entre aspas e em itálico foram transcritas na íntegra do mesmo site.

16 comentários:

Unknown disse...

Legal o seu blog!abçs

william disse...

nao era so um contrato era onde ficavam os dez mandamentos de Deus

Anônimo disse...

seu blog e otimo nunca vi alguem com tanta criatividade que nem vc parabens

Alexandre de Freitas - graduado e pós-graduado em ciências humanas. disse...

Agradeço muito o elogio. São comentários assim que nos incentivam a escrever.
Valeu.

Anônimo disse...

'''Kara , vlw# prescisava dessas informaçoes..obrigada.

Anônimo disse...

Nao era nada o q eu procurava,mas o blogger é ótimo
So nao achei o q eu procurava...

Anônimo disse...

eu não gostei isso e um cu

Anônimo disse...

Achei muito legal, pois consegui fazer um exércio do colégio.

Unknown disse...

kkk isso ajudo pakas no trabalho vlw ae

Anônimo disse...

Só n achei o Taoísmo que era oque precisava pra trabalho mas ok parabéns pelo Blog...

Anônimo disse...

Me ajudou a fazer o trabalho de escola entao valeu

Anônimo disse...

Muito bom!
Me ajudou bastante no meu trabalho da escola.
Parabéns

Unknown disse...

Valeu muito mano parabéns pra quem criou esse blog

Anônimo disse...

A postagem é ótima, é exatamente o que eu estava procurando, nota 10!!!

Unknown disse...

O seu blog é muito bom maravilhosa as informações k vc tem nesse blog muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho que ajudou, ajuda e ajudará muitas e muitas pessoas.

Unknown disse...

O blog é ótimo são maravilhosas as informações que você tem nesse blog parabéns pelo seu trabalho que já ajudou bastante e ajudará mas ainda pessoas que têm trabalho para fazer sobre assunto parabéns para a pessoa que fez esse blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...