18 dezembro 2018

110 anos da criação do Distrito de Nova Itapirema. Região de São José do Rio Preto.

O distrito de Nova Itapirema surgiu com a decadência de duas outras localidades: Monte Belo e Itapirema, foi criado como distrito de São José do Rio Preto pela Lei Estadual n.º 1.135, de 19/10/1908. 
Quando Nova Aliança se tornou município, em 1944, Nova Itapirema passou a ser distrito desse recém criado município, assim como Mendonça e Adolfo. 
Apesar do núcleo de povoamento de Nova Itapirema ser mais antigo do que o de Nova Aliança, a localidade não obteve autonomia político-adminstrativa até hoje.
No ano de  2018, Nova Itapirema comemora 100 de criação do seu distrito. Fontes orais apontam para a formação da localidade ainda no final do século XIX, mas as fontes escritas são escassas. 
Nova Itapirema, 1939/40, ainda distrito de Rio Preto. Foto: Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo.

Igreja de Nova Itapirema, 1939/40, ainda distrito de Rio Preto. Foto: Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo.

Igreja de Nova Itapirema. Foto: Alexandre de Freitas, 2018.

Igreja de Nova Itapirema. Foto: Alexandre de Freitas, 2016.

Referências:
IBGE - Cidades.
ABRUNHOSA, Abílio Cavalheiro e LAURITO, Paulo. Álbum Illustrado da Comarca de Rio Preto. Duprat Mayença: 1927-1929. p.236, 936-938.

17 dezembro 2018

Estrela da Barra - distrito de Carneirinho, MG.

Prainha de Estrela da Barra. Fonte: Espaço Estrela da Barra.

Estrela da Barra é um dos três distritos1 do município de Carneirinho-MG,  localiza-se no triângulo mineiro, às margens do rio Grande. No distrito opera uma balsa que liga a localidade ao estado de São Paulo.
São poucas as informações e dados sobre a localidade, em pesquisa realizada pela internet podemos afirmar que a prainha e a balsa são os destaques.
       


Balsa em Estrela da Barra. Foto: Valéria Amaro.

Observações: para contribuições com a história e memória de Estrela da Barra entre em contado com o autor do site clicando AQUI.
Nota: estamos excetuando o distrito sede de Carneirinho. 

15 dezembro 2018

Capelinha à beira da estrada em Uchoa-SP.


As capelinhas à beira das estradas são ocorrências muito comum no Brasil, em muitos casos elas marcam o local onde alguém morreu. Pode-se dizer que são insígnias, as quais identificam um local que para alguém ou um um grupo de pessoas, torna-se uma referência sentimental.
Também guardam histórias e memórias, em muitos casos são locais com referências sobrenaturais, tornam-se motivos de despertar da fé, podem ser referências para arquitetura e para iconografia religiosa.
Na estrada vicinal Cedral-Uchoa, um quilômetro antes de chegar à cidade de Uchoa, às margens de um pequeno córrego, encontra-se uma dessas capelas. A construção parece recente e ao que tudo indica o falecido era uma pessoa relativamente jovem.




Observação: contribuições para a história e memória deste local podem ser enviadas para o autor. Clique AQUI para entrar em contato.  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...