18 junho 2008

Campos do Jordão

Campos do Jordão. A cidade mais alta do Brasil!






Com 1.620 m de altitude, em alguns dias de inverno pode nevar.

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil, está numa altitude de 1.620 m. Situa-se na Serra da Mantiqueira, que faz parte da unidade de relevo dos Planaltos e Serras do Atlântico Leste e Sudeste. Essa forma de relevo teve sua origem através de processos de epirogênese (movimento vertical da crosta que provoca soerguimento ou rebaixamento) isso aconteceu no terciário do oloceno, em torno de 70 milhões de anos atrás. Nessa serra também se localizam algumas das cidades mais altas do Brasil como Senador Amaral-MG 1.500, Maria da Fé-MG 1.370, Munhoz- MG 1.260, entre outras.
Localiza-se à leste da Capital de São Paulo, médio Vale do Paraíba. Suas coordenadas são: Latitude - 22° 44" S, Longitude - 45° 30' W, classificada como estância turística dista 167 Km da cidade de São Paulo, 303 Km da capital do Rio de Janeiro e 477 Km de Belo Horizonte.
Sua história está ligada ao caminho do ouro de Minas Gerais, a localidade era rota de acesso para as regiões das minas. Foi sesmaria que posteriormente hipotecada ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, pelos herdeiros do antigo dono, iria dar origem ao nome Campos do Jordão. Depois, algumas vilas foram fundadas na região, entre elas a Vila São Matheus do Ibiri, essa, transformou-se em Vila Velha e posteriormente tornou-se Vila Jaguaribi. Outras vilas foram fundadas nas proximidades: Vila Abernéssia e Vila Capivari. A evolução dessas vilas culminou com a criação do município de Campos do Jordão em 16 de junho de 1934, desmembrando-se de São Bento do Sapucaí e, em 30 de novembro de 1944, tornou-se Comarca.
A cidade conta hoje com 44.688 habitantes (2007), seu PIB é composto da seguinte forma: indústria, 50.981 mil reais, agropecuária 1.219 mil reais e serviços 316.000 mil reais (dados de 2005). O grande destaque para o valor adicionado aos serviços comprova a aptidão turística de Campos do Jordão.
O clima da cidade já foi objeto de estudo, em que o congresso de climatologia realizado em Paris, em 1957, o classificou como sendo o melhor do mundo. Superando cidades como Davos, na Suíça e Cahmonix , na França.


Fontes:
ROSS, Jurandyr Luciano(org.). Geografia do Brasil.2ed. São Paulo: Edusp, 1998.
http://www.netcampos.com/historia/
http://www.paubrasilis.com.br/mantiqueira.htm
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php
http://www.camposdojordao.sp.gov.br/#

Um comentário:

Filipe Peres disse...

Alexandre, gostei muito do seu blog. Conheci São Bento do Sapucaí quando fiz o Caminho da Fé. Passei por esta cidade e por Santo Antônio do Pinhal. Aliás, ambas muito bonitas.
Gostei mesmo.
Parabéns.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...