domingo, 1 de junho de 2008

Comodoro Rivadavia






Comodoro Rivadavia- Argentina

É uma importante cidade da Patagônica argentina fundada em 1901, surgiu de um galpão construído por Francisco Pietrobelli para facilitar a saída da produção colonial para o mar. Localizada nas coordenadas 45º47’ latitude S e 67º30’ longitude O. No centro do Golfo de São Jorge possui 61 metros de altitude do nível médio do mar. Seu sítio ocupa uma superfície de 548,2 Km² com um litoral de 36 Km, situa-se na província de Chubut, Patagônia Central.
Seu nome é em homenagem ao Comodoro Martín Rivadavia, que entre 1890 e 1892 recorreu as costas patagônicas porque o governo nacional queria criar um porto na patagônia central.
O local até 1907, era em centro de aprovisionamento para estância de ovelhas, por ser o único porto em muitos quilômetros. Por esta época começaram a perfurar poços para abastecer a população de água, porém, ao invés de água encontraram petróleo. Foi desta maneira que o lugar começou a prosperar, principalmente após os anos de 1960 quando o comércio mundial de petróleo aumenta consideravelmente e empresas estrangeiras se instalam na região.
O petróleo trouxe outras atividades para a cidade e também atraiu muitas pessoas de outros países. Existem na região, sul-africanos descendentes de boers, que receberam asilo político na Argentina; a cidade também atraiu espanhóis, portugueses, gauleses, chilenos que foram se miscigenando com os moradores locais. A festa das coletividades, celebrada no mês de setembro, hoje é um verdadeiro reconhecimento àqueles pioneiros e suas culturas tão diversas.
É a cidade mais ativa da patagônia ao sul do rio Negro, apesar de não ser a capital da província, é o principal centro financeiro, comercial e de serviços da região.
Chamam a atenção os muitos desníveis e uma esplêndida vista para o mar, o litoral com perfil acidentado e as praias com areia fina que podem ser desfrutadas no verão. Entre janeiro e março as temperaturas variam entre 24º C e 12ºC e entre junho e agosto a temperatura fica entre 11º e 3º.

Os fortes ventos são características da cidade, que chega a ser chamada de capital dos ventos, em dias normais chegam a 70Km p/h podendo, em certos dias, chegar a 120 Km p/h, mas só causando preocupação quando está por volta de 150 Km p/h.


Fontes:

http://www.geocities.com/TheTropics/Cabana/4783/pgppal.htm
http://www.interpatagonia.com/comodororivadavia/
http://www.elchenque.com.ar/his/historia.htm



Acessados em 01/06/2008.



Observação: as imagens foram tiradas dos sites indicados acima.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...