20 outubro 2008

Cidades da África. A capital de Burquina Fasso, Ouagadougou.


(ou Uagadugu)
A cidade é capital de Burkina Fasso, país do norte da África, próximo ao Golgo da Guiné (observem o mapa). Coordenadas da cidade: 12º 1' 7'' Latitude norte e 1º 1' 24'' longitude Oeste. É a maior cidade do país com população aproximada de 1 milhão de habitantes, o nome da cidade deriva de uma etnia os Uagadugo.
O país que tem Ougadougou como capital e que já se chamou Alto Volta (local onde nasce os rios Alto Branco e Alto Vermelho) passou por vários conflitos internos e disputas, primeiramentes os conflitos eram entre etnias locais Malis, Songhais depois foi integrado ao regime colonial francês pertencendo ao Alto-Senegal -Niger.
Tornou-se independente em 1960 e na década de 1970 passou por períodos de sucessivos golpes militares, a partir de 1982 passou a se chamar Burkina Fasso.
A Temperatura média anual gira em torno de 35ºC com índice pluviométrico de 750 milímetros anuais. Esses dados evidenciam que a cidade está no Sahel africano, região semi-árida de clima seco e quente.
Composição étnica predominante mossins, mais da metade da população, puhis, tamareks, bellahs, compõem o restante da população.
Os cultos africanos tradicionais predominam entre a população, mas há 30% de muçulmanos e 10% de cristão. O idioma oficial é francês, porém líguas como o mossi, o bobo e o gourma são as mais faladas.
Além da capital, Ouagadogou, as mais importantes são: Bobo Dioulasso 228.668 hab., Koudogou 51.926 hab. e ouahaigoya 38.902 hab. (2)
Ao obsevar os aspectos gerais da cidade de Ouagadougou, notamos [no site http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&resnum=0&q=ouagadougou&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wlq=ouagadougou&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl ] que há poucos edificíos altos no estilo ocidental modernos, como algumas fotos que estão abaixo, no geral prevalecem edifícios mais baixos e muito espalhados.

Edifício com arquitetura típica de muitos país africanos.
Ao que parece, localizado numa rua bem movimentada de Ouagadogou.





Movimentada rua de Ouagadogou.
Trânsito intenso. Muitas motocicletas e bicicletas.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ouagadougou
Mapa da região de Burkina Faso: http://www.bussola
Enciclopédia do mundo contemporânio [trad. Jones de Freitas, Japiassu Brício, Renato Aguiar] 2ed. São Paulo: Publifolha-Rio de Janeiro: Terceiro Milênio, 2000.pp.171-172.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...