11 agosto 2009

A cidade mais antiga da Europa

Cnossos, na Ilha de Creta.

Foi a cidade mais antiga da Europa












As cidades avançaram pela Europa vindas do Oriente, berço da grandes civilizações. Na Ilha de Creta localizada no sul do Mediterrâneo desenvolveu-se a civilização Minóica entre 2.800 e 1.000 a.C. Em outras fontes [1] lemos relatos que a civilização Minóica poderia estar ali desde 7.000 a.C.



O que chama mais atenção em Cnossos é um de seus famosos palácios "numa colina próxima à costa norte da ilha, no meio de vinhedos e bosques de oliveira, foi construído, presumivelmente no século XVII a.C, o palácio de Cnossos" (SCHNEIDER, Wolf. De Babilônia a Brasília. 2ed. São Paulo: Boa Leitura, [s/d])"


Nesse palácio não havia muralhas, supostamente a ilha parecia distante de perigos.


Pouco antes de 1.400 a.C o emblemático palácio desabou, a causa mais provável teria sido um terremoto mas não se descarta uma possibidade de ter sido destruído por inimigos vindos do continente.





Com a expansão da civilização grega pela ilha surge sobre as ruínas do palácio de Cnossos uma aldeia grega. É desse período que surgem famosas lendas sobre o local. O famaso labirinto do minotouro.





A lenda grega não teve que inverntar o labirinto, as ruínas do palácio formavam um verdadeiro labirinto "com mais de 400 câmaras e corredores entrando uns nos outros(...)" (SCHNEIDER, [s/d] op cit)




Ao lado imagem da Ilha de Creta.

Orografia levemente acidentada e belas praias.
"As melhores estações para vir em Creta são a primavera e o Outono. As temperaturas são agradáveis e a água do mar suficientemente quente para poder banhar-se. O verão é muito quente e seco; quanto ao inverno está chuvoso, ventoso e frio; este porque o destino atrai muito poucos turistas durante esta estação."
(http://www.ile-crete.eu/geographiecreteportugais.htm)


A civilização Minóica não existe mais, Creta foi ocupada pela civilização grega antiga, por venezianos e turcos e em 1.913 voltou a pertencer a Grécia. A ilha possui uma extensão aproxidada de 245 Km de comprimento por 48 Km de largura. Belas paisagens que deixam a ilha com um potencial turístico que vai além das visitações históricas.

Fontes:

SCHNEIDER, Wolf. De Babilônia a Brasília. 2ed. São Paulo: Boa Leitura [s/d].

http://www.guiageo-grecia.com/creta.htm

Imagens:
Imagem escaniada do livro: (SCHNEIDER, [S/D] op cit)
Google earth

2 comentários:

Unknown disse...

Quero saber uma cidade em que chove o tempo todo na Europa.. De preferência na Inglaterra, Irlanda, Itália!!
Obrigada,
Nadiny Prado

Alexandre de Freitas - graduado e pós-graduado em ciências humanas. disse...

A distribuição das chuvas pelo mundo ocorre por fatores como latitude, distância do oceano, ação do relevo e correntes marítimas.
Em baixas latitudes, de modo geral, chove muito, porém entre 40º e 60º também há um aumento nas precipatações. Na Europa, em especial na Noruega, que pode se incluir uma parte do Reino Unido, do qual faz parte a Inglaterra; as chuvas são muito intensas.
A cidade das Sete Montanhas na Noruega é considerado um dos lugares que mais chove no mundo. Isso devido a corrente marítima conhecida como corrente do golfo, que sai do golfo do méxico carregando umidade e temperaturas elevadas e se dirige para o noroeste da Europa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...