11 setembro 2009

Usina Hidrelétrica de Marimbondo.

Vista dos vertedouros da Usina Hidrelétrico de Marimbondo. Foto: Alexandre de Freitas.
A usina surgiu no antigo salto do ferrador nas corredeiras de marimbondo. Localizada no rio Grande entre as cidades de Icém-SP e Fronteira-MG, esta é a cidade sede da usina.
Suas obras alteraram a paisagem de municípios como: Guraraci, Icém, Colômbia, Planura e Barretos.
Com obras iniciadas em 1971 entrou em operação comercial em 25 de outubro de 1975 e foi inaugurada pelo presidente Médici em 1976.
Para sua construção FURNAS tomou emprestado do Banco Mundial 100 milhões de dólares pois a usina: "foi o quarto desafio na história de FURNAS, coincidindo com a completa maturidade da Empresa como concessionária de energia elétrica"
Marimbondo é a segunda maior usina do sistema FURNAS com produção de 1.440 MW. Para execução de sua obra foram usados equipamentos e peças de várias partes do mundo onde através de consórcios e parcerias empresas se juntaram e concluiram tal empreitada.
Vejamos algumas iformações:
  • Barragem - tipo argila seca homogênea, altura de 94 m;
  • Vertedouros - 9 de 15m de largura por 18,85 de altura e raio de 19 m;Fabricantes do rotor - Voith (Brasil, Alemanha), Neyrpic (França) Creusot-Loire (França) e Mep (Brasil);
  • Fabricantes dos geradores - Asea (Brasil, Suécia).
O lugar é muito visitado por turistas que de certa forma movimentam a cidade de Fronteira em Minas Gerais. Às margens do rio Grande há um tradicional restaurante, o Peixe Vivo, no qual se pode almoçar apreciando a paisagem do rio Grande. Frequentado por muitos pescadores tanto o lago como o curso do rio a juzante da usina possui muitos ranchos de veraneio principalmente do lado mineiro, onde nos finais de semana e feriados os mesmos são ocupados tanto para pesca como para o lazer em geral.


Foto antiga da ponte sobre o rio Grande, ligando os estados de São Paulo e Minas Gerais. (Jornal Diário da Região de São José do Rio Preto, suplemento especial, 19 març 1996. p.40.) Vista da usina de Marimbondo. (Panorâmio)

Aspecto de um vertedou (Alexandre de Freitas).
Referências:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...