04 outubro 2009

Rio de Janeiro

Fundada por Estácio de Sá em 1º de março de 1565 [ver história] a cidade se beneficiou como capital brasileira de 1763 até 1960.


Com a mineração na região de Minas Gerais o porto do Rio de Janeiro começou a ser usado para embarcar ouro para Portugal pois que esse se localizava mais próximo da região mineira, daí a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro.
Como boa parte das cidades brasileiras o Rio de Janeiro sugiu sem um ordenamento nas ruas e só começou a ganhar contornos mais organizados com a vinda da família real para esta cidade em 1808, quando várias obras de urbanização foram feitas fazendo com que o Rio de Janeiro se aproximasse das cidades européias em seus padrões arquitetônicos.
"Com a implantação da Corte, a criação da Academia Imperial deBelas-Artes e a pesença de Missão Cultural Francesa, o Brasil começou a viver momentos de transformação no perfil arquitetônico de suas principais cidades" (ROSS, Jurandyr L. Sanches [org], 1998. pp;419-422.

A transferência da capital para o Rio de Janeiro e a vinda da Corte para a cidade colocou-a na condição de maior cidade do Brasil já no século XIX. Condição mantida mesmo com a decadência do ouro. Pois com o fim do ciclo aurífero a cidade foi beneficiada com as melhores taxas para escoar a produção de café que se expandia pelo estado de São Paulo, o porto do Rio de Janeiro tinha tarifas especiais que anulava a concorrência do porto de Santos em São Paulo.
A população do Rio de Janeiro só foi superada pela de São Paulo após 1960, quando a capital nacional se transferiu para Brasília.
Em 1872 o Rio de Janeiro tinha 274.972 habitantes, seguida por Salvador, 129.109 e Recife com 106.671, nesta época São Paulo tinha apenas 31.385 habitantes. Em 1900, o Rio de Janeiro possuia 691.565 habitantes e São Paulo já estava no segundo lugar com 239.829 habitantes.
Hoje a região metropolitana do Rio de Janeiro é a segunda maior do Brasil. Possui 11.357.664 hab. os maiores municípios são: Rio de Janeiro - 6.136.652 hab., São Gonçalo - 973.372 hab. e Berford Roxo - 489.002 hab. [Fonte]
O Rio de Janeiro possui beleza singular, só quem lá esteve para constatar isso. Pessoalmente digo que a cidade foi desenhada com a alma. Praias maravilhosas, musicalidade por toda parte, bares, restaurantes e aquela inspiração à beira-mar.
Porém tem seu lado ruim, esse eu conheço mais pela mídia, como a maioria das pessoas. Podemos afirmar que há os contrastes, como praticamente todas cidades grandes de países periféricos.
A cidade vive o regozijo de ter sido escolhida para sediar as olimpíadas de 2016. Não podemos negar que será uma grande reponsabilidade e nem podemos ser ingênuos de achar que até lá seus problemas sociais se solucionarão. O lado bom que destacamos é o fato da repercussão mundial, no mais é torcer para que tudo dê certo.
Fonte:
ROSS, Jurandyr L. Sanches (org). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp. 1998.
Leia mais sobre as Olimpíadas no Rio
Sim às Olimpíadas no Rio em 2016. Uma visão anterior à conquista.

Um comentário:

Lucimara Souza disse...

Obrigada, Alexandre!
O seu blog também já está em meus favoritos. Não podemos parar de escrever, pois há sempre alguém que necessita de nossas letras.
Abração. Prazer em conhecê-lo.
Lu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...