18 janeiro 2010

Cidades do Brasil - localização estratégica. São Gabriel da Cachoeira.

A palavra estratégia por si só tem sua origem militar, deriva de stratégos, em grego, que significa soldado de ordem superior. Não só no Brasil mas no mundo são várias as cidades de localização estratégica. Interessante notar que a cidade pode ter localização estratégica em vários sentidos: entrocamentos de transportes (rodovias, ferrovias, portos, etc.) comercialmente, tecnologicamente, religiosamente, militarmente, etc. Porém, em tempos de guerra, todas essas localizações estratégicas adquirem importância militar, é assim que a história nos mostra quando uma cidade industrial, ou grande produtora de minérios, ou ainda, um porto importante é alvo de grandes investidas e esforços para ser tomada.
No caso desse post a palavra estratégica terá sentido abrangente. Dessa forma, a cidade poderá ser estratégica por estar num entrocamento ferroviário, um porto, centro de pesquisa, etc.
São Gabriel da Cachoeira.
Localizada o extremo noroeste do estado do Amazonas, no alto Rio Negro, região conhecida como cabeça do cachorro, dista 850 Km em linha reta de Manaus. É considerado o terceiro maior município em extensão do país com 112.255 km². Talvez, militarmente falando, seja a localização mais estratégica da região norte.
A localização da cidade próximo à franteiras internacionais da Colômbia e Venezuela, em uma região ecologicamente muito apreciada, com possíveis recursos minerais e demais recursos naturais faz com que seja área de segurança nacional. Ali existem bases do exército, da marinha e da aeronáutica. O IV Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego – CINDACTA IV (SIVAM), responsável pela operação e manutenção do radar instalado na sede municipal.
O povoamento da região data de 1657, com a presença dos jesuítas. Nos anos de 1759 e 1760, estabeleceu-se na localidade um destacamento militar e em 1833, foi construído o Forte São Gabriel, que posteriormente daria nome a cidade. Tornou-se município em1891.
Hoje a cidade possui 41.885 habitantes (IBGE, 2009) seu PIB é 164.570 (IBGE, 2007, em mil reais) e o PIB per capita é de 4.206 reais.
O Instituto Federal de Educação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas mantêm cursos superiores na cidade.
Fontes:
ROSS, Jurandyr L. (org) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...