15 janeiro 2010

São José do Rio Preto - localidade São Pedro

Capela N.S. Aparecida. Na antiga localidade São Pedro.
Os lugares são dotados de uma certa dinâmica, modificam-se e assumem outras funções no tempo, o espaço ao seu redor se altera ganhando outros significados, as relações afetivas por certos locais se alteram principalmente em decorrência de sua dinâmica. É assim que outrora um lugar teve um significado e atualmente esse dignificado fica na memória dos mais velhos, na ausência desse o significado se altera.
Pesando dessa forma e na linha de publicação desse espaço falaremos aqui da localidade chamada São Pedro em região rural de São José do Rio Preto.
Pelo menos na internet não achei referências históricas sobre tal localidade, então a história oral e a vivência pessoal prevalecerão aqui.
São Pedro fica na antiga estrada Rio Preto - Mirassolândia, consiste hoje numa capelinha, a capela N.S. Aparececida de um lado da estrada e um estabelecimento comercial do outro lado. Ali, segundo moradoras antigos de São José do Rio Preto havia muitas festas, moradores dos sítios da região se reuniam ali em grandes quermesses. "A estrada era um areião só, meu avô parava ali e tomava leite de curral" afirma José Luís, que passava por ali quando criança com seu avô.
Ao que tudo indica as festas continuam acontecendo, pois que há uma estrutura própria para isso ao lado da capelinha. Porém, os arredores estão repletos de "chácaras" que na verdade são uma extensão de loteamentos em sistema de escritura em comum. A velha estrada foi asfaltada recentemente e agora existem mais estabelecimentos comerciais distribuídos por ela.
A velha capelinha e a localidade tornaram-se quase despercebidos num canto da estrada que serve vários bairros de chácaras como Vista Bonita, Pousada dos Pássaros, Floresta Park, Nossa Senhora Aparecida, Bela Vista, São Thomas, Alvorada, Todos os Santos e Santa Edwiges.
A localidade é mapeada em alguns mapas onde consta como outras localidades verificável no mapa do estado de São Paulo de Mega Mapas Brasil, 2007.




Vista da Capela N.S. Apareceda.
Construção antiga em meio a novas construções que obedecem os fluxos de capitais da atualidade.












Vista frontal da capelinha com salão de festas ao lado.
Nota:
Moradores de São José do Rio Preto e/ou região que tem maiores conhecimentos dessa localidade pode contribuir comunicando-me pelo e-mail altasvirtudes@hotmail.com. Será feito nota de agradecimento.
Fotos: Alexandre de Freitas, 2010.

Um comentário:

A disse...

AS INFORMAÇÕES ESTÃO CORRETAS .
NO QUE DIZ RESPEITO AS CHACARAS , NA VERDADE, SÃO LOTEAMENTOS CLANDESTINOS E TOTALMENTE IRREGULARES.
O PODER PÚBLICO NÃO FISCALIZOU A IMPLANTAÇÃO DESSES LOTEAMENTOS E OS COMPRADORES DESSAS CHACARAS QUE NA VERDADE SÃO LOTES DE TERRAS ,COMO SE FOSSE UM LOTEAMENTO .
MAS ALI NÃO EXISTE SANEAMENTO BASICO,NEM REDE DE LUZ,NEM ESCOLAS,NEM CRECHES, NEM POSTO DE SAÚDE.
E OS MORADORES NÃO TEM ESCRITURAS DE SUAS TERRAS / CHACARAS.
OS UNICOS QUE LUCRARAM COM ISSO FORAM OS LOTEADORES, VERDADEIROS VILÕES NA HISTÓRIA DA CIDADE, QUE POR SINAL HOJE 19-MARÇO DE 2010, COMPLETA 158 ANOS DE FUNDAÇÃO.
NA CIDADE NÃO EXISTE FAVELA , MAS ESSAS PESSOAS FORAM E ESTÃO SENDO LESADAS NO SEU DIREITO DE CIDADÃO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...