04 julho 2010

Pequenas localidades - Jurucê.

Igrejinha de Jurucê
Jurucê é um distrito de Jardinópolis na região de Ribeirão Preto. A localidade já se chamou Sarandy, mesmo nome da da estação da Mogiana que foi inaugurada ali em 1894 e fechada em 1973. Criado pela lei lei no 1632, de 27 de dezembro de 1918, teve seu nome alterado para Jurucê em 1944. A estação também alterou o seu nome para Jurucê, acompanhando a mudança de nome do distrito.
A ocupação das terras onde hoje se encontra Jardinópolis, município sede do distrito de Jurucê, começou por volta de 1859. Por ali já existiam alguns lavradores. Tudo indica que o povoamento de Jurucê tenha acontecido antes de 1894, quando chega a estrada de ferro da Mogiana na localidade Sarandy. Roberto Elias em seu livro Jardinópolis 100 anos - viajando pela história relata que em 1894 "Chanico consegue a escritura definitiva da doação dos 48 alqueires. A estrada de ferro da Mogiana chegava a Sarandy" (p.14). A estação de Jardinópolis foi aberta cinco anos depois, em 1899.
Em 1942 é inaugarado no distrito o Grupo Escolar de Sarandy que teve como diretora a Sra. Rosinha Conceição Ferreira.
Na Wikipédia consta que o distrito possui 2.250 habitantes. Visualmente tudo indica que seja muito coerente essa quantidade de pessoas. No livro que já citamos acima, consta que em 1951, Jurucê tinha 500 habitantes.
Jurucê está a 17 Km de Ribeirão Preto e a 5 Km de Jardinópolis. Uma praça central muito movimentada com bares e lanchonetes, há muitos prédios antigos com arquitetura que remete-nos ao início do século XX.
Em Jurucê ocorre uma tradicional festa religiosa, a festa de São Pedro. Acontece no mês de junho e termina no dia 29 desse mês, dia de São Pedro, com uma grande procissão.
Abaixo, na sequência: aspecto da praça São Pedro, antiga estação da Mogiana, aspecto de um antigo prédio.





Referências:
ELIAS, Roberto. Jardinópolis 100 anos - viajando pela história. Jardinópolis: Gráfica Lima, 1998.
Fotos: Alexandre de Freitas.

2 comentários:

Lucimara Souza disse...

Cidadezinhas pequenas, distritos... têm todo um romantismo!
bjs
www.textos-e-reflexoes.blogspot.com

Karine disse...

Amo esse distrito! Não saio daqui nunca!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...