19 julho 2010

Pequenas localidades - Macaúba, bairro de Mirassolândia.

Igrejinha de Macaúba, bairro de Mirassolândia.
Macaúba é um bairro de Mirassolândia, cidade de 4.396 habitantes localizada a 25 quilômetros de São José do Rio Preto-SP.
Atualmente a localidade apresenta um considerável progresso. Existe circular com linha permante que vai a localidade duas vezes pela manhã e duas vezes à tarde, as ruas são pavimentadas há escola de ensino fundamental I (até a 5º ano, antiga 4ª série), creche e posto de saúde.
Em conversa com morador antigo da localidade tivemos a informação de que ali há algum tempo havia poucas casas de alvenaria, a maioria das casas era de pau-a-pique. A igrejinha foi ampliada, muitas casas antigas foram derrubadas e outras foram construídas.
Tem-se acesso à Macaúba através de uma estrada vicinal em ótimas condição (recentemente asfaltada) de Mirassolândia até lá percorre-se 7 quilômetros.
Uma curiosidade é o antigo cemitério do bairro. Está desativado, mas permaneceu no centro da localidade. Novas casas surgiram e o rodearam, no terreno do campo santo há o velório mas ali não se realizam mais enterros, esses são feitos em Mirassolândia. A funcionária da prefeitura responsável pelo velório afirmou que os túmulos remanencentes permanecerão ali por pertencer aos moradores mais antigos da região. Havia outros túmulos e muitas pessoas estão enterradas nesse terreno, hoje não há vestígios nem de cruzes; afirma a responsável.


Aspecto de uma rua de Macaúba com estabelecimento comercial à direita.


Antigo cemitério da localidade, rodeado por casas.

Entrada do bairro Macúba.

Teminal rodoviário de Macaúba.


Referências:
Entrevistas em 15/07/2010.
Fotos: Alexandre de Freitas.
Sugestão de leitura:

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria que eles voltacem aqui para ver o quanto nosso bairro melhorou muito tem 12 anos e morro aqui desde que nasci então consigo vem bastante o quanto nosso bairro melhorou

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...