20 julho 2010

São José do Rio Preto e seu marco zero.

Marco Zero de São José do Rio Preto, Praça Dom José Marcondes.
O marco zero das cidades é o lugar onde elas começaram. No caso de São José do Rio Preto este marco encontra-se na praça Dom José Marcondes, em frente a Catedral da Sé, na rua Tiradentes Ali teria sido o lugar onde João Bernardino de Seixas Ribeiro, considerado o fundador da cidade, juntamente com um grupo de moradores locais teria fincado uma cruz de aroeira que definitivamente comprovava a fundação do arraial.
Nas proximidades também construiram a primeira capela, tendência religiosa muito comum no Brasil.
A discussão sobre a origem de São José do Rio Preto envolve a doação de dois patrimônios. O de Nossa Senhora do Carmo, entre o córrego Borá (hoje av. Bady Bassitt) e o córrego Piedade, englobando os atuais bairros da Boa Vista e Parque Industrial. E o patrimônio São José, que corresponde a área central da cidade, entre as avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt.
Não foi João Bernardino o doador dessas terras, mas teria sido o primeiro a construir uma casa na área central do patrimônio São José, atual centro da cidade na esquina das ruas Voluntários de São Paulo e Tiradentes, a poucos metros do marco zero. Para Agostinho Brandi: "Deve-se realçar que a expressão física de um núcleo urbano é o seu casario, cujo impulso inicial poderia até ser independente de uma doação formal." (p. 41).
Clique aqui e visualizar o local abaixo (marco zero) pelo google maps.

Referência:
BRANDI, Agostinho. São José do Rio Preto 1852-1894, roteiro histórico do distrito: contribuições para o conhecimento de suas raízes. São José do Rio Preto: Casa do Livro, 2002
Fotos: Alexandre de Freitas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...