24 agosto 2010

A cidade e as pirâmides - Mênfis, Egito.

Pirâmides de Guizé, nas proximidades de Mênfis

As cidades do vale do Nilo na antiguidade não eram tão numerosas e nem tão populosas como as da mesopotâmia. No entanto, uma cidade nos deixou legados históricos que perduram até hoje, são as pirâmides de Mênfis.
A cidade foi fundada pelo rei Menes em 2.285 a.C. ao sul do delta do Nilo, aproximadamente a cerca de 20 quilômetros da atual cidade do Cairo. A cidade tinha importantes monumentos como a muralha branca feita de pedra calcárea e um santuário em homenagem ao Deus Ptah.
Capital de todo Egito no reino antigo e médio em Mênfis se destacavam as artes, a literatura e a astronomia. Mas foi o lugar de seus mortos que permaneceu até hoje. Os "cemitérios" egípcios (as cidade dos mortos) eram as grande pirâmides que permaneceram, enquanto a cidade tornou-se ruínas. O próprio Bonaparte ao observar a Mênfis em 1798 afirmou que: 'Desta grande cidade quase nenhum vestígio mais existe'. [1].
A imponente capital foi moradia dos faraós por mil anos, depois acabou sendo conquistada pelos assírios, que saquearam seus tesouros e os levaram para Nínive. "Quem hoje, montado num camelo, visita a pirâmide de Queops, vê a mais extraordinária ruína de uma metrópole de quase 5.000 anos de idade, da qual só sobreviveu a cidade dos mortos." [2]. Localização da antiga cidade de Mênfis, no sul do delta do Nilo. Próxima a atual cidade do Cairo - capital do Egito. Imagem:Wikipédia.
Referência:
SCHNEIDER, Wolf. De Babilônia a Brasília [trad. Guttorm Hanssen]. São Paulo: Boa Leitura (?).
[1] e [2] SCHNEIDER, Wolf. op. cit. pp. 38-39.

2 comentários:

Rart og Grotesk disse...

um dos sonhos da minha vida é conhecer o Egito e ver as pirâmides de perto!!Deve ser o máximo!!
se quiser, acesse meu blog http://artegrotesca.blogspot.com

Tamires disse...

Meu sonho se resume ao seu!!!!! Amo o Egito!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...