27 novembro 2010

Antioquia e o cristianismo.

Local onde se encontram ruínas da antiga cidade de Antioquia.

A fundação da cidade remonta a 300 a.C, mas segundo pesquisas arqueológicas, havia povoações no local do ano de 1700 a.C.
Localizada ao sul da Turquia atual, próxima à Síria, hoje há uma cidade moderna nas imediações do outrora fora Antioquia. Uma cidade que foi de grande importância para o cristianismo.
Antioquia antiga foi a capital da reinado de Seleucida, fundada por Nicator. Destacou-se como um grande centro urbano e abrigou edifícios, bibliotecas e vários monumentos importantes. Foi dominada por vários povos até cair sob domínio do Império Romano. Os vários povos que dominaram a localidade influenciaram na cultura local. A cidade foi de suma importância para o cristianismo, um dos primeiros centros de irradiação do cristianismo. Foi dali que os cristãos começaram a expandir o evangelho.
Em Antioquia São Paulo fez a primeira evangelização e São Pedro fundou a primeira igreja. De modo que:
Antakya - cidade na atual Turquia.

"Daí abrigar um dos primeiros centros de propagação do Cristianismo. Após a tomada de Jerusalém, tornou-se de fato a metrópole da nova religião. Lá São Paulo fez seu primeiro trabalho de evangelização e São Pedro fundou sua primeira igreja. Foi considerada a Cidade Sagrada, juntamente com Alexandria e Roma." (Sociedade Antioquina do Brasil)
A antiga cidade caiu nas mão dos árabes no século VII, foi tomada pelos cruzados em 1098, o Império Otomano a dominou em 1517 e chegou a pertencer à Síria após a primeira guerra mundial. Foi incorporada à Turquia em 1939.
Hoje é denominada de Antakya, possui em torno de 200 mil habitantes e a agricultura se destaca na produção de tacaco, algodão, azeitona e milho. Há também plantação de amoreira para confecção de seda e uma significativa manufatura de sapatos, facas e licores.
Referências:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...