01 novembro 2010

Cidades próximas a Ribeirão Preto - Orlândia.

Vista geral da cidade. Crédito: Wikipédia.
Orlândia teve início com o desmembramento de Nuporanga do município de Batatais em 1890. Em 1909 o povoado foi transferido para Vila Orlando que passou a ser chamada de Orlândia.
A antiga Vila Orlando surgiu da estação Orlando, construída em 1.901 dentro da Fazenda do Cel. Francisco Orlando, grande produtor de café e articulador político, um dos grandes responsáveis pelo surgimento e desenvolvimento da cidade.
Foram nos primeiros anos do século XX que a cidade de Orlândia começou a surgir de forma planejada, com estilo influenciado na arquitetura europeia. Ruas em forma de avenidas traçadas nos sentidos norte-sul e leste oeste.
De modo geral, foi o café e a chegada da estrada de ferro que trouxe progresso e desenvolvimento a localidade. Mas, no livro “Orlândia de antigamente” de João Francisco Franco Junqueira lê-se que a instalação de um vapor no rio Mogi Guaçu, ligando Porto Ferreira até as proximidades da cidade de Viradouro, no encontro com rio Pardo, trouxe um significativo progresso para a localidade de Orlândia antes mesmo da chegada da estrada de ferro. Esse vapor funcionou entre 1.880 até 1.903.
A cidade é bem apresentável e possui destaque na área industrial com importantes indústrias e empresas como a Intelli, Morlan e a Cooperativa Carol.
Apesar de estar na região administrativa de Franca, Orlândia possui uma estreita relação com Ribeirão Preto, está a 60 Km desta cidade, ligada pela rodovia Anhanguera.
Dados.
População – 39.666 (IBGE, censo 2010)
PIB distribuído pelos setores da economia.
Agropecuária - 25.689 mil reais;
Indústria - 221.885 mil reais;
Serviços - 481.901 mil reais.
PIB per capita - 23.473.
(Fonte: IBGE-Cidades, 2007)
Para a Fundação Seade, Orlândia figurava em 2006 entre os municípios de “Grupo 1 - Municípios com nível elevado de riqueza e bons níveis nos indicadores sociais”
Imagens de Orlândia. Aspectos da região central.



Referências:
JUNQUEIRA, João Francisco Franco. Orlândia de Antigamente: uma memória fotográfica. São Paulo: Editor:Massao Ohno, 1999.
Site oficial do Município de Orlândia http://www.orlandia.sp.gov.br/historia.htm
IBGE – Cidades. http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Fundação Seade. http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfil.php

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...