Ruínas da antiga cidade de Tânais, às margens do mar Azov, atual Rússia. Atualmente há uma cidade moderna nas imediações - Tangarog. Foto: Vadim Anokhin - Panorâmio.
A civilização grega durante aproximadamente mil anos exerceu significativa influência na bacia do mediterrâneo, em algumas regiões da Ásia próximas ao mar Negro e no norte da África. Uma civilização basicamente litorânea que irradiava sua cultura e comércio a partir de seu território central - onde hoje é aproximadamente a Grécia moderna - para outras localidades onde fundaram cidades e colônias.
Essas cidades e colônias estavam distribuídas praticamente por toda a bacia do mediterrâneo, em especial no lado europeu, tendo concentrações na região da península itálica e às margens dos mares Egeu e Adriático.
Elas se ditribuiam em um raio de aproximadamento 2.500 quilômetros da região central da Grécia antiga, algumas eram muitos distantes. Málaga, na atual Espanha e Tânais, no mar de Azov representavam os dois extremos, em torno de 3.600 quilômetros em linha reta separavam as duas cidades.
Vejamos algumas cidades e as localidades onde elas estavam.
- Málaga e Hemeroscópion - na atual Espanha;
- Marselha - na atual França;
- Pitecusa, Cuma, Tarento, Síbaris, Catânia, Siracusa, Messina - na península itálica e na Sicília;
- Mégara, Esparta, Atenas, Corinto, Lêucade, Tebas - na própria Grécia;
- Náucratis e Cirene - no norte da África;
- Samos, Mileto, Lâmpsaco, Cízico, Bizâncio, Odessa, Isto, Sonope, Tânais, Amiso, Dikoscúridas - margens dos mares Negro, Adriático e Mármara.
Referência:
SERIACOP, Gislaine Campos Azevedo; SERIACOP, Reinaldo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2005.
3 comentários:
obrigada pela ajuda professor
Fantástico
Valeu agora eu sei as cidades
Postar um comentário