18 janeiro 2011

Cidades da antiguidade - Alexandria, a cidade entre gregos e egípcios.

Aspecto da cidade de Alexandria. Foto: Wikipédia.

Fundada em 331 a.C. por Alexandre, o grande, no local onde havia uma aldeia de pescadores chamada Rhakotis, foi a mais importante cidade do mundo nos tempos bíblicos.
A criação da cidade visava estabelecer uma conexão entre o mundo grego e o mundo egípcio. Uma rica história envolve Alexandria, em sua famosa biblioteca, que foi destruída, estima-se que havia cerca de meio milhão de rolos de papiro que acumulava todo conhecimento do mundo na época. E seu famoso farol, tido como uma das sete maravilhas do mundo antigo, dentre outros monumentos.
Alexandria foi tomada pacificamente pelos árabes em 642 d.C., apesar de notarem um cidade repleta de templos, palácios e teatros deram preferência para estabelecer uma capital na cidade do Cairo, que até hoje e a capital do Egito.
A cidade que fora na antiguidade a uma das mais importantes do mundo, passou por um período de decadência. Isso se deveu principalmente ao fato das rotas comerciais se dirigirem para os mares do sul. No final do século XVIII, era pouco movimentada e praticamente arruinada. Foi a partir do século XIX, principalmente com a construção do canal de Suez, que Alexandria atingiu um grande dinamismo tornando-se o principal porto do Egito.
A antiga Alexandria tem muitos de seus monumentos soterrados, dos quais muitos não acharam vestígios, o palácio de Cleópata, o túmulo de Alexandre e a famosa biblioteca são exemplos.
“Ao sul do cruzamento da Al Horreya e Daniel el-Nebi foi possivelmente o local onde foi sepultado Alexandre, o Grande, mas seu túmulo não foi localizado, e pode estar de fato sob a Mesquita de Nebi Daniel ou numa necrópole grega nas proximidades. A famosa Biblioteca de Alexandria provavelmente também se encontra nesses arredores.” (Tour Egypt, tradução livre)
Algumas descobertas arqueológica subaquáticas apontam possibilidades reais de terem encontrado restos de monumentos que podem ser do famoso farol. Outras descobertas, mais a sudoeste, parece ter encontrado restos do que possivelmente foi quartos reais e inclui a eles algumas colunas de granito e magníficas estátuas.
A cidade atual é moderna, guarda quarteirões inteiros com casarões árabes-turcos, o Forte Quaitbey e uma nova biblioteca inaugurada em 2001 considerada uma obra-prima. Todo esse complexo da cidade atual está localizado entre o mar Mediterrâneo e o lago Mareotis.
Com 4,6 milhões de habitantes é a segunda cidade mais populosa do Egito, nela há 1.819 mesquitas, 36 igrejas e uma sinagoga.





Referências:
BARKER, Jack. (et al) 100 grandes cidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2005.
Tour Egypt

Um comentário:

Financial aid for single mothers disse...

Its is big and and Economical city besides all these it is also an beautiful city, I would like to do study there..
Thank you for the post..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...