08 setembro 2011

Dioguinho e o Morro do Diogo. Cravinhos-SP.

Morro do Diogo, possível esconderijo do bandido Dioguinho, famoso por seus crimes no final do século XIX. 
Dioguinho, o Diogo da Rocha Figueira, foi um assassino muito conhecido na região de São Simão, Cravinhos e Ribeirão Preto no final do século XIX. Diogo nasceu em 9 de outubro de 1863 na cidade de Botucatu, frequentou a escola primária nessa cidade e começou a trabalhar ajudando engenheiros e agrimensores, profissionais com os quais ele aprendeu a profissão de agrimensor.
Cometeu os primeiros crimes na cidade de Botucatu, defendendo alguns de seus familiares de desavenças. Depois mudou-se para a cidade de São Simão trazendo esposa e seu irmão mais novo. Nessa cidade, tornou-se conhecido no meio dos coronéis de café, os quais o usavam como matador de aluguel.
Dioguinho, segundo dizem, cometeu vários crimes e matou muita gente por mando dos poderosos daquela época. Algumas fontes falam em mais de 100 crimes, chegou a ser julgado por muitos dos crimes que praticou, mas nunca foi condenado.
A fama do bandido alastrou-se por todo estado de São Paulo. Até que em 1897, o delegado de polícia de São Paulo, Dr. Antônio de Godoy, veio a região de Cravinhos e São Simão para capturar os bandidos. Consta que eles se escondiam às margens do rio Mogi Guaçu, os policiais armaram uma tocaia e ao cair de uma tarde balearem o irmão de Dioguinho e, possivelmente, o próprio Diogo. Porém, só acharam o corpo do irmão do Dioguinho, o corpo do famoso bandido nunca foi encontrado, fato que alimentou várias lendas.
As histórias orais sobre Dioguinho na cidade de Cravinhos.
Dioguinho fez fama em Cravinhos, os relatos orais sobre o bandido são constantes entre a população da cidade. Uma das lendas mais conhecidas é sobre o famoso Morro do Diogo.
O Morro do  Diogo.
O tal morro é uma formação arenítica esculpida muito provavelmente pela ação de água fluvial, localiza-se no município de Cravinhos em uma estrada de terra que nasce na rodovia José Fregonese, bem próximo ao residencial Santa Cruz, a uma distância aproximada de 12 Km da cidade.  A estrada nasce num divisor de água e desce cerca de 200 metros até o pé do morro, o qual tem em seu topo 564 metros de altitude. As coordenadas do morro são: Lat. 21º24' e 31''S, Log. 47º 05' e 73'.
Diz a lenda que Dioguinho se abrigava nesse morro. O morro era o esconderijo do bandido e até depois de dado como morto era ali o local onde ele permanecia para não ser descoberto. Há uma gruta no morro (não constatada por nós) e o maior perigo em subi-lo são as serpentes, muito comum nas imediações. Em cima do morro nota-se algumas árvores e uma cruz de madeira.
Abaixo algumas imagens do Morro do Diogo. 



Referências históricas:
 Fotos: Alexandre de Freitas (2011) 

4 comentários:

Anônimo disse...

As coordenadas geograficas não estão corretas, gostaria que corrigissem para podermos visualizar.

Anônimo disse...

Olá as coordenadas corretas são 21°24'31.6"S 47°48'06.3"W ou -21.408785, -47.801739

Unknown disse...

Bandido Bom é Bandido Morto

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...