23 junho 2016

São José do Rio Preto e a Basílica Menor N. S. da Conceição Aparecida.


Aspecto da fachada da igreja.

Possivelmente a igreja que mais se destaca arquitetonicamente na cidade de São José do Rio Preto é a basílica, como é conhecida localmente a Basílica Menor N. S. da Conceição Aparecida. Ela se insere no bairro Boa Vista, o primeiro da cidade.
Sua história está ligada a uma promessa feita pelo então bispo na época Dom Lafayette Libânio, durante a revolução de 1932 o bispo havia prometido que se a cidade não fosse invadida construiria uma igreja no local onde já havia uma capelinha desde o início do século XX. O local se era considerado sagrado e a promessa o deixou mais propício à construção.
Vista do interior da igreja.
Em 1933 Dom Lafayette criou a paróquia e em 1938 o prédio começou a ser construído. A imponente igreja que domina o cenário naquela parte da cidade tem 22 metros de frente, 50 metros de fundo e 12 metros de altura até o teto, sua torre tem 56 metros com uma cruz de aproximadamente 7 metros. As colunas são pintadas imitando mármore, obra do artista plástico Paulo Olivieri. Várias pinturas no interior da igreja retratam a passagem da vida de Cristo e são Francisco de Assis, foram feitas na década de 1940 pela empresa Links e Filhos.A arquitetura da basílica tem aspectos românico.
A igreja possui uma preciosidade, o único órgão de tubos da região de Rio Preto.     
Vista frontal da Basílica Menor N. S. da Conceição Aparecida.

Aspecto da fachada com esculturas de anjos. 

Uma das pinturas do interior da igreja.

Aspecto do teto da igreja.
Referência:
Diário da Região, Rio Preto monumental. 19 març., 2006.
Fotos: Alexandre de Freitas (2013).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...