23 abril 2009

Nova Aliança



Nova Aliança-SP
As fotos evidenciam o antigo e o atual. As fotos antigas mostram o largo da igreja matriz pelos idos anos de 1927-1929, quando então era distrito recém criado de São José do Rio Preto. A outra foto, colorida, é do largo da matriz atual, 2009.

Nova Aliança é um município paulista que se localiza na região administrativa de São José do Rio Preto, distando desta 29 Km e da capital 447 km.
A região começou a ser ocupada no início do século XX, com antigas fazendas que deram origem à povoados que se tornaram distritos, Itapyrema e Monte Bello foram percussores de povoamento da microrregião.
Zeferino Gottardo, Gasparo Iraldi, Jorge Galvão e Luiz Guilherme, vindos de São Joaquim da Barra-SP (Região de Ribeirão Preto) , de uma fazenda chamada Bella Aliança, em 1910, fundaram às margens do córrego Borboleta um povoado com o nome de Nova Aliança. Ali começaram a plantar principalmente café, arroz e cana-de-açúcar.
Tornou-se distrito de paz pela lei estadual Lei Estadual nº 2174, de 28 de dezembro de 1926, no Município de Rio Preto e ganhou autonomia de município com a denominação de Nova Aliança, por Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, desmembrado de São José do Rio Preto, com Sede na antiga Vila de Nova Aliança. Constituído de 4 Distritos: Nova Aliança, Adolfo, Mendonça e Nova Itapirema. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1945.
Hoje Nova Aliança possui, além do distrito sede, o distrito de Nova Itapirema e o bairro rural de Monte Belo.
Por volta dos anos de 1927-1929, "a vila já possui cento e tantos prédios com um população de 680 habitantes" e se analisarmos a agricultura na mesma época notamos que "o café e o arroz" são as principais culturas mas também produzindo algodão, cana-de-açúcar e gado bovino. O comércio e as indústrias, por aqueles anos também estão presentes na vila"3 máquinas para beneficiar café e arroz, 2 serrarias a vapor, 17 estabelecimentos comerciais de gêneros diversos, 3 açougues,3 farmácias, 2 médicos, 10 olarias (...)" além de sapatarias , alfaiataria, hotel, pensão e cinema. Segundo nossa fonte um dos mais prósperos distritos de São José do Rio Preto.
Atualmente Nova Aliança, ao que parece, foi um pouco ofuscada pelo crescimento de São José do Rio Preto. Fenômeno muito comum com pequenas cidades próximas a centros maiores. A cidade é cortada pela SP-355 Rod. Maurício Goulart, que percorre aproximadamente 50 km, nascendo em Bady Bassitt percorrendo Nova Aliança, Nova Itapirema, Mendonça e terminando em Adolfo. É uma cidade muitíssimo agradável, típica cidade do interior que chama atenção pela paz, é rota de muitos banhistas, pescadores e demais pessoas que procuram lazer nas prainhas e rios da região. Pois, há por ali, excelentes lugares para se passar os fins de semana e os feriados prolongados. Diante disso, nota-se um movimento mais intenso nessas datas, que consequentemente movimenta o comércio e o trânsito das cidades e vilas de toda a região de Nova Aliança.
Acompanhem alguns dados de Nova Aliança:

População 2007 4.905.
PIB (Produto Interno Bruto);
Agropecuária 12.351 mil reais,
Industria 13.383 mil reais,
Serviço 26.726 mil reais,
PIB per capita 11.015 reais.

Distância de Nova Aliança até algumas cidades da região:
São José do Rio Preto, 29 Km;
Bady Bassitt, 12 Km;
Mendonça, 22 Km;
Adolfo, 31 Km;
Potirendaba, 14 Km;
José Bonifácio, 25 Km.

Nova Aliança faz divisa com os seguintes municípios: Mendonça, José Bonifácio, Potirendaba, Bady Bassitt, Jaci e Mirassol.

Quem sabe as imagens transmitam um pouco da tranquilidade que se constata na cidade. Acompanhem:







Vista de quem está chegando à cidade vindo de Bady Bassitt.










Mini Rodoviária de Nova Aliança.
Há neste local um banheiro público que causa inveja em muitas casas pela limpeza e organização. Localiza-se na praça central, existe um outra rodoviária, essa maior, na saída para Nova Itapirema.











Paço municipal de Nova Aliança.
Localiza-se bem próximo à praça central.













Aspecto de um rua central de Nova Aliança.
À direita é a praça da matriz. Nota-se ruas limpas e tranquilas.











Aspecto de uma rua de Nova Aliança.
Essa rua fica atrás da igreja matriz, é toda de calçamento formando um "mini calçadão".







Fontes:
As partes em itálico e entre aspas e a foto antiga (a menor, com menos resolução) do largo da matriz são do livro:
ABRUNHOSA, Abílio Cavalheiro e LAURITO, Paulo. Álbum Ilustrado da Comarca de Rio Preto. Duprat Mayença: 1927-1929.
Demais dados e informações:
Site do DER (Departamento de Estradas de Rodagem)
http://200.144.30.104/website/webrota/viewer.htm
Site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
http://www.ibge.gov.br/home/
Foto antiga (maior, com mais resolução):
http://www.igc.sp.gov.br/HistArqHist/aspecturb/nova-alianca0579.html
As demais fotos são de Alexandre de Freitas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...