14 outubro 2009

Barra Dourada - contribuições para o resgate de sua história e de sua memória

Atualizado em 25/06/2010.
Para Jaques Le Golff a memória tem um caráter coletivo, anacrônica e apresenta certas deformações mas é totalmente capaz de resgatar o que foi vivido numa relação entre presente e passado. A história, por sua vez, deve esclarer a memória e retificar seus "erros". Missão difícil visto que o presente tem influência sobre o passado. (LE GOLFF, Jaques 2003. pp.29-30)
Fiquei admirado quando foi procurar por Barra Dourado no Google e não achei nem no mapa, nem foto, nem informações. Senti que tal localidade estava sendo esquecida. Para quem já leu algumas vez esse site percebeu que um dos direcionamentos é trazer à tona informações de localidade pouco conhecidas. Então estou atendendo esse propósito.
Barra Dourada.












Imagens de Barra Dourada por volta de 1927.








Hoje Barra Dourada é distrito de Neves Paulista, cidade da região de São José do Rio Preto-SP.
O distrito foi criado pela lei nº2.086 de 18 de dezembro de 1926. Passando a pertencer ao município de Mirassol.


"Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Mirassol compõe-se dos seguintes Distritos: Mirassol, Barra Dourada, Nipoã, Rui Barbosa, Vila Poloni, Iaci e Bálsamo." (IBGE)
Foi quando Neves Paulista se desmembrou de Mirassol em 30/11/1944, que Barra Dourada passou a ser seu distrito. Situação que permanece até hoje constatada na "divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Neves Paulista (ex-Iboti), Barra Dourada e Miraluz." (IBGE)
Barra Dourada teve um relativo progresso na década de 1920, possuindo vários estabelecimentos comerciais como: máquinas de beneficiar arroz e café, açougues, escolas estadual e particular, duas sapatarias, barbearia, serraria e até cinema. ( ABRUNHOSA, Abílio Cavalheiro e LAURITO, Paulo. 1927-1929. p.1019). Nossa fonte apresentava um problema que havia na época, o rio São José dos Dourados, que banha a localidade, quando ocorria enchentes deixava a vila isolada, o que dificultava o acesso pelas estradas de rodagem. No distrito havia a Fazenda Matta dos Pintos a maior e mais povoada, além de muitos outros sítios que movimentava o comércio local.
Na década de 1920, a cidade que polarizava toda aquela região era (e ainda é) São José do Rio Preto. Os trilhos da Estrada de Ferro Araraquarense pararam na cidade em 1912, e ali pernaneceram por aproximadamente 10 anos, fazendo com que toda produção local se convergesse para a cidade. Situação que movimentava todo comércio regional.
Para quem passa por São José do Rio Preto e Mirassol pela rod. Washington Luíz, entra em sua continuação na rod. Feliciano Salles Cunha, no trevo de Neves Paulista nasce a vicinal de acesso Miguel Penhalves Martins, nesta vicinal existe um outro trevo que dá acesso ao distrito de Barra Dourada. Veja no google. Notem que não há mapa de Neves Paulista e muito menos de Barra Dourada.

Alfredo Rachid Sayeg
Nascido na Síria, morador de Barra Dourada nos anos de 1920.
Era o proprietário do cinema da localidade.

Fontes:
ABRUNHOSA, Abílio Cavalheiro e LAURITO, Paulo. Álbum Illustrado da Comarca de Rio Preto. Duprat Mayença: 1927-1929. pp.1019-1028. (iclusive as fotos)
LE GOLFF, Jaques. História e Memória [trad. Bernardo Leitão...et al] 5ed.Campinas: Unicamp, 2003. pp.17-171.
Crédito das fotos recentes (2010): Maurício Ximenes César.

Vejam imagens atuais (2010) de Barra Dourada. Gentilmente cedidas por Maurício Ximenes César, morador de Barra Dourada que participa de um projeto que visa a valorização da cultura caipira da região. Dentre os objetivos do projeto há uma proposta para valorizar uma estrada boiadeira local.


Aspectos de uma rua de Barra Dourada.















Vista da praça da igreja de Barra Dourada. No detalhe, um cruzeiro com a igrejinha ao fundo.





Igreja de Barra Dourada.

6 comentários:

Escola de Competências disse...

Realmente é incrível pensar como uma vila colonial arrojada do início do século pode regredir tanto não existindo por parte da comunidade nevense a preocupação com sua preservação física e de questões relacionadas ao CAFÉ e cultura caipira!!! Mas ainda é um lugar que mantem essa energia com o Rio São José dos Dourados, A estrada boiadeira, a praça, o campinho, etc...

José Roberto Helena disse...

Sou nascido na Barra Dourada. Sou neto de seu fundador que se chamava Francisco Chanes Rodrigues e sua esposa Manuela Garcia Ruiz. Tenho fotos delesda época.
José Roberto Helena

CLAUDIA CAETANO DA SILVA disse...

FIQUEI EMOCIONADA DE VER ESSA FOTOS POIS MOREI NA BARRA DOURADA QUANDO ERA CRIANÇA EM 1983 FORAM OS MELHORES ANOS DE MINHA VIDA MEU TIO E PADRINHO ERA MUITO CONHECIDO SEU NOME ERA ANDRE MANARÃO ESTUDEI NA ESCOLINHA ERA UMA PROFESSORA PARA O PRIMEIRO,SEGUNDO,TERCEIRO E QUARTO ANO A IGREJINHA EU AJUDAVA MINHA MADRINHA A LIMPAR O PADRE VINHA UMA VEZ POR MES E QUANDO TINHA QUERMESSE ENTÃO QUE SAUDADE MEUS PRIMOS TRABALHAVAM NA GRANJA E TODA TARDE DEPOIS DA ESCOLA EU IA PRA LA AJUDAR A RECOLHER OS OVOS,ME LEMBRO DAS PESSOAS DO CHEIRO DA TERRA DO MATO AI QUE TEMPO BOM PENA QUE NÃO VOLTA MAIS.

Unknown disse...

Nunca imaginei que moraria na Barra Dourada, mudei-me para cá há um ano aproximadamente, lugar maravilhoso, calmo e realmente marca a vida de quem passa por aqui.

Mfilomena disse...

Morei na Barra Dourada, tenho muita saudades hoje sei que foram os melhores anos de minha vida.

Unknown disse...

Poxa, Nasci em Barra Dourada no dia 13/07/1946, estou visualizando agora, senti saudade, moro a muitos anos em rio preto, mas quero voltar para rever aqueles lugares como : rio são Jose dos dourados, onde aprendi a nadar, a estrada boiadeira vários outros lugares. Meu nome é Jonas Gaspar das Neves.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...