09 janeiro 2010

São Simão-SP. Região de Ribeirão Preto.

Matriz de São Simão
São Simão é um município paulista da região de Ribeirão Preto, juntamente com Franca e Casa Branca é um dos municípios mais antigos da macro-região.
O local onde se situa São Simão era rota de bandeirantes desde o século XVII, em 1722 havia no local um povoado chamado cercado feito pelos bandeirantes para protegê-los de ataque de índios, onde, segundo o site Ogawa Butoh Center, Bartolomeu Bueno da Silva fez uma parada neste local.
Uma história que pode ser encontrada no IBGE, e no site São Simão - vale da saúde diz que o sertanista mineiro Simão da Silva Teixeira saindo sozinho de uma bandeira em Casa Branca se perdeu em meio às matas da região e prometeu a seu santo protetor - São Simão - doar uma gleba de terra se conseguisse encontrar uma saída. Chegou à noite a uma casa simples onde habitavam negros foragidos, os quais o acolheu.
Simão da Silva Teixeira, voltou e reencontrou a bandeira, equipou-se de víveres e armas e retornou ao lugar onde foi socorrido. Para agradecer seu santo protetor fez uma imagem de madeira que foi exposta no lugar onde existiu a primeira capela.
Aspecto de uma rua do cento da cidade.
Ao fundo nota-se uma grande elevação.
São Simão chegou a ter 30 mil habitantes, vários município da região de Ribeirão Preto chegou a pertencer a essa cidade. Três epidemias de febre amarela e uma epidemia de varíola nos últimos anos do século XIX e nos primeiros anos do século XX, fez com que a cidade iniciasse uma fase de estagnação. Fator que contribuiu para a disperção de pessoas da cidade, visto que muitos moradores fugiram dessas epidemias e fundaram novos povoados que se tornariam cidade no futuro.
A cidade tem uma interessante história na participação da proclamação da república, segundo nossa fonte houve uma reunião de republicanos em São Simão semelhante a famosa convenção de Itu, acompanham os escritos:
"São Simão também se deixou empolgar pela idéia republicana e em 6 de Fevereiro de 1885 organizava aqui o Partido Republicano, em reunião presidida pelo grande republicano General Francisco Glicério, conforme consta na Ata de instalação do “Partido Republicano de São Simão”. Estava organizado o “Partido Republicano de São Simão”, com sede no Club Republicano, situado onde hoje esta a Prefeitura Municipal, à Rua Rodolfo Miranda, onde compareciam a miude, os propagandista da república fazendo conferencias." Fonte: São Simão-SP. Vale da saúde.
Prédio da antiga Estação Ferroviária.
Hoje serve de rodoviária.
Dados:
População (IBGE, 2009) - 14.329;
PIB (SEADE, milhões de reais, 2007 ) - 199,29;
PIB per capita (SEADE, em reais, 2007) - 14.460.
Segundo a Fundação SEADE São Simão está no nível 4 no Índice Paulista de Responsabilidade Social o que significa:
"Municípios que apresentam baixos níveis de riqueza e nível intermediário de longevidade e/ou escolaridade".




Igreja Santo Antônio.












Aspecto de um antigo prédio na região central da cidade.












Referências.
IBGE- Cidades.
Fundação SEADE.
São Simão-SP. Vale da saúde.
Ogawa Butoh Center.

Fotos:
Arquivo próprio de Alexandre de Freitas. Usem-nas a vontade, apenas citem a fonte.

8 comentários:

Lucimara Souza disse...

São Simão faz parte da minha história há 4 anos. É por lá que passo todas as sextas-feiras quando volto pra casa... rs
Conheci grandes amigos lá...
Abraço!

Unknown disse...

São Simão , esta cidade faz parte da minha vida, minhas férias de janeiro passava entre ela e Santa Rosa, na casa de meus tios Déa e Maurilio Venâncio Martins , adorava comer biscoito joelho de padre da padaria da frente da casa deles, quantas saudades.

Anônimo disse...

São Simão cidade pequena com grandes histórias , foi la onde pude viveer um grande amor , pena que como tudo acaba , acaboo , mais as lembranças sempre estarão em mim dessa pequena grande cidade

Anônimo disse...

Foi aí que nasci, mas não me criei.
É a cidade que meu querido Pai nunca cansava de falar .... de querer voltar... Santa Clara... como dói essa saudade.
Papai procurei pra você, encontrei, volte pra lá.... seja feliz! onde quer que esteja.

Anônimo disse...

Ai gente não conheço são simião,mas vi a cidade por fotos e achei ela linda.Conheçi um homem dai que fiz programa com ele e estou gostando dele,mas não sei se isso rola sabe.Ele tem a vida dele e acho muito dificil ele pode me olhar diferente de uma garota de programa.Mas valeu a pena conheçer ele e tbm falei coisas da minha vida que nem deveria ter lhe falado.Gente acho que isso é carencia.kkkkk bjs

Anônimo disse...

O cidade ruim de se viver, povo cuida muita da vida dos outros, sem sequer cuidar da reputação de si próprios.
Se eu pudesse já teria sumido daqui, para quem saber ter paz e poder viver minha vida sem o povo ridiculo cuidar.

Cesar. disse...

-São Simão...-Seja oque for,Eu adoro esta cidade!...-Nasci ai,passei minhas férias de infância todas ai...-Saudades da Usina Santa Clara!
-Só quem viveu isto ai,sabe oque é São Simão!

-Muitas saudades!

Unknown disse...

Eu também!
Saudades da Usina Santa Clara, saudade do meu pai.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...