Cidade paulista fundada no século XVIII, não vivenciou um grande crescimento urbano como muitas cidades que se desenvolveram no Brasil, fator que contribuiu para que seus patrimônios históricos fossem preservados.
A localidade surge entre Taubaté e Ubatuba, caminho muito usado por comerciantes na época colonial, em que vendiam mercadorias produzidas em São Paulo via porto de Parati-RJ, passando pelas encostas da Serra do Mar. O sítio onde está São Luís do Paraitinga era o local onde as pessoas costumavam parar, às margens do rio Paraitinga, que deu nome à cidade.
Visto a necessidade de colonizar a região ainda no século XVIII, "o Capitão-general da Província de São Paulo, D. Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, nomeou para Juiz das Demarcações das Sesmarias, o Sargento Manoel Antônio de Carvalho que, logo após a demarcação, em 1769, fundou um povoado." (IBGE-Cidades)
São Luís do Paratininga torna-se vila em 1773, e cidade por por lei provincial de 1857. Continuando como cidade até nos dias atuais.
A princípio a povoação desfrutou de significativo desenvolvimento, depois sofreu uma estagnação, produzindo basicamente cereais, posteriormente ali se desenvolveu a cultura do café e do algodão.
No início de 2010, a cidade virou notícia nacional devido a uma enchente sem precedentes que abalou a cidade. Vários prédios históricos foram ao chão, inclusive sua igreja matriz.
Dados:
População (2009) - 10.858;
PIB (2007) em milhões de reais - 84,33;
PIB (2007) per capita em reais - 8.034,90.
Segundo a Fundação SEADE o município se enquadrava em 2006 no nível 5 no índice de responsabilidade social paulista o que significa que: "Municípios mais desfavorecidos, tanto em riqueza com nos indicadores sociais".
Fontes:
Você pode se interessar por:
Nenhum comentário:
Postar um comentário