09 janeiro 2010

São Luís do Paraitinga


Cidade paulista fundada no século XVIII, não vivenciou um grande crescimento urbano como muitas cidades que se desenvolveram no Brasil, fator que contribuiu para que seus patrimônios históricos fossem preservados.
A localidade surge entre Taubaté e Ubatuba, caminho muito usado por comerciantes na época colonial, em que vendiam mercadorias produzidas em São Paulo via porto de Parati-RJ, passando pelas encostas da Serra do Mar. O sítio onde está São Luís do Paraitinga era o local onde as pessoas costumavam parar, às margens do rio Paraitinga, que deu nome à cidade.
Visto a necessidade de colonizar a região ainda no século XVIII, "o Capitão-general da Província de São Paulo, D. Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, nomeou para Juiz das Demarcações das Sesmarias, o Sargento Manoel Antônio de Carvalho que, logo após a demarcação, em 1769, fundou um povoado." (IBGE-Cidades)
São Luís do Paratininga torna-se vila em 1773, e cidade por por lei provincial de 1857. Continuando como cidade até nos dias atuais.
A princípio a povoação desfrutou de significativo desenvolvimento, depois sofreu uma estagnação, produzindo basicamente cereais, posteriormente ali se desenvolveu a cultura do café e do algodão.
No início de 2010, a cidade virou notícia nacional devido a uma enchente sem precedentes que abalou a cidade. Vários prédios históricos foram ao chão, inclusive sua igreja matriz.
Dados:
População (2009) - 10.858;
PIB (2007) em milhões de reais - 84,33;
PIB (2007) per capita em reais - 8.034,90.
Segundo a Fundação SEADE o município se enquadrava em 2006 no nível 5 no índice de responsabilidade social paulista o que significa que: "Municípios mais desfavorecidos, tanto em riqueza com nos indicadores sociais".

Fontes:

Você pode se interessar por:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...