10 fevereiro 2010

Cidades turísticas.

Paraty. Vale do Paraíba.com
O conceito de turismo nos é dado de forma acadêmica pela OMT (Organização Mundial do Turismo) onde diz que é um "movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que esta não realize atividades econômicas". E uma cidade turística?
Nos dicionários as definições nos remetem a lugares atrativos, que despertem interesses variados desde lazer até turismo de trabalho.
Pensando assim supõem-se que o local, no nosso caso, a cidade, tem que ter algum atrativo para pessoas. Esse atrativo pode ser o mais variados possíveis: religioso, cultural, descanso, divertimento, de negócios, etc.
Segundo dados da Embratur em 2009, o número de desembarques internacionais foi de 6.483.944, enquando os internos foram da ordem de 55.856.928. No rank da OMT o Brasil não figura entre os países que mais recebe turistas, em 1998 estava na 25º colocação. Falta de atrativos?
Uma cidade pode ter uma atração nela mesma, seja ela qual for: histórica, de negócios, natural, etc. Ou ainda pode sofrer intervenções que fazem dela um atrativo, são investimentos que a partir deles a cidade começa a ter um atrativo. Pode ser uma grande obra voltada para o lazer, um parque aquático por exemplo, um hotel fazenda e assim por diante. Nesse caso o atrativo é construído, não foram fatores históricos ou naturais que agiram no sentido de atração.
Tradicionais cidades brasileiras de turismo de praias: Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro, Camburiú, Ubatuba, Maceió, etc.
Cidades brasileiras com potencial de turismo histórico: as cidades da época da mineração estão entre as tradicionais: Ouro Preto, Mariano, Goiás Velho, Paraty, etc.
Cidades com vocação de turismo religioso no Brasil: a mais conhecida de todas é Aparecida do Norte. No mundo temos grandes exemplos como Meca, Jerusalém, Vaticano, Santiago de Compostela; dentre outras.
Cidades com potencial de turismo de negócio e administrativos: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília são as mais tradicionais.
Cidades como potencial de turismo climático e/ou hidrotermal: Campos do Jordão, Araxá, Águas de Lindóia, etc.
Importantes cidades turisticas no mundo: Londres, Paris, Nova Iorque, Bangcoc, Barcelona, Roma, etc.
Notem que uma cidade pode acumular várias potencialidades turísticas, no caso de São Paulo, que se destaque pelo turismo de negócios também é atrativo para o turismo cultural e histórico. Exemplo assim são constantes.

Referências:
SANTOS, Milton; SILVEIRA, María. O Brasil: território e sociedae no início do século XXI. São Paulo: Record, 2005.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...