Copacabana.
Crédito da imagem: Travelstring.
Copacabana é uma cidade boliviana às margens do Lago Titicaca, está a 3.481 metros de altitude é sede do município de mesmo nome, possui em torno de 6 mil habitantes. Todo município engloba 33 comunidades que somadas perfazem um total de 25 mil habitantes.
A cidade possui paisagens deslumbrantes, o lago que a banha, o Titicaca, possui 8.500 Km² é considerado o lago navegável mais alto do mundo.
A história de tal localidade é riquíssima, remonta ao ano 1.300 a.C. quando a cultura Chiripa dominava o local, esse povo foi dominado pelos Tiahuanacos que veio a se tornar um grande império dominando vastas regiões do que hoje corresponde à Bolívia, o Peru e o Chile. Os Tiahuanacos dominaram até por volta de 1.100 d.C, depois a região passou pelo domínio dos Kollas, Aymara e por fim foi o grande Império Inca que permaneceu na região entre 1.440 d.C. até a chegada do espanhóis.
Ao Império Inca é atribuída a fundação de Copacabana, o qual transformou a famosa Ilha do Sol no Titicaca em um centro religioso.
Durante a colonização espanhola o cristianismo influenciou as crenças locais e os dominicanos desenvolveram ali o Santuário da Virgem de Copacabana, uma imagem de madeira que tem traços de uma mulher indígena. Ao que tudo indica, a imagem foi talhada por um índio e foi encontrada em 2 de fevereiro de 1.583.
A Basílica de Nossa Senhora de Copacabana, que abriga a imagem acima mencionada, foi contruída em 1.550 e reconstruída em 1610 e 1651, o projeto foi feito pelo arquiteto Franciso Jiménez de Sigüenza que a concebeu em estilo renascentista.
Referência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário