Uma das cidades mais visitadas do mundo, segundo o site da cidade, está em primeiro lugar e recebe 27 milhões de turistas por ano. Da pequena Lutécia, cidadezinha gálica na pequena ilha do rio sena à grande metrópole mundial de hoje Paris tem histórias que são necessários muitos livros para contá-las.
Na época romana Paris estava longe de figurar entre as maiores cidades da França (Gália), Lião e Toulouse a ofuscavam, mas no século III o imperador romano Juliano a escolheu para ser a capital e a tornou sua corte. Banhada pelo rio Sena, com clima agradável era um ponto ideal para transporte, defesa e lazer.
No ano de 1.500 Paris atingia a cifra de 300.000 habitantes tornando-se a maior cidade da Europa, à frente de Londres e Nápoles. Schneider cita um ourives florentino, Benvenuto Celline, que viajou a Paris por volta de 1.537, acompanhem:
"Ao cabo de quatro dias tomei o caminho de Paris. A viagem foi agradável, a não ser que na região de La Palisse fomos atacados por um bando de salteadores, do qual nos livramos como não pouca bravura; daí por diante, porém, prosseguimos viagem até Paris sem qualquer contratempo e, sempre rindo e cantado, chegamos a lugar seguro". (Schneider, s/d. p. 188)
A cidade foi berço de muitos filósofos que, dentre outros fatores, imprimiram um ar de cultura e ciência na cidade a ponto de no século XVIII, ter forte influência nos princípios da Revolução Francesa, os ideais e as ideias dessa revolução estão presentes nos nossos sistemas políticos até hoje.
A cidade foi berço de muitos filósofos que, dentre outros fatores, imprimiram um ar de cultura e ciência na cidade a ponto de no século XVIII, ter forte influência nos princípios da Revolução Francesa, os ideais e as ideias dessa revolução estão presentes nos nossos sistemas políticos até hoje.
Alguns números atuais podem nos ajudar a compreender a magnitude de tal metrópole.
- Para a Urban Agglomaration (2007), que considera a região metropolitana das cidades Paris é a terceira maior cidade da Europa com 9,9 milhões de habitantes. Mas a área municipal possui 2.142.800 habitantes (2004);
- O rio Sena corta 13 quilômetros da cidade, 37 pontes sobre o rio, 31 das quais são pontes viários, 4 passarelas, 2 pontes exclusivamente ferroviários e 32 iluminados;
- É a capital mais arborizada da Europa com 478 mil árvores em 400 parques e jardins;
- A capital é um exemplo de cultura, possui: 374 salas de cinema, 730 filmes exibidos por ano que atraí 30 milhões de espectadores,134 museos, 143 teatros 242 locais iluminados (hoteis, igrejas, estátuas, fontes, edifícios nacionais) e 55 bibliotecas municipais.
Vejamos alguns lugares de Paris.
Respectivamente: Torre Eiffel, Museu do Louvre e Champs Elisee.
Referências:
SCHNEIDER, Wolf. De Babilônia a Brasília. [trad. Guttorm Hanssen] 2ed. São Paulo: Boa Leitura, s/d.
Créditos de imagens:
Museu do Louvre - Retratos e Relatos.
Ilha onde surgiu Paris - Mundi - seu buscador de viagens.
Um comentário:
Como é bom viajar pelo mundo, mas eu gostaria que a verdade é realmente que você também precisa de algum dinheiro, eu espero que você tenha a mesma oportunidade de fazê-lo primeiro deve começar com a América Latina se eu conseguir um aluguel temporada buenos aires
Postar um comentário