13 fevereiro 2010

A mais rica e bela de todas as cidades do mundo - Ecbatana.

100º POST. Ao aproximar-se o segundo aniversário do Cidades e Lugares, que ocorrerá em 04 de abril do corrente ano, tenho um misto de prazer com responsabilidade em publicar o centésimo post.
__________________________________________________

Ruínas de Ecbatana.

O historiador grego Políbio de Megalópolis é autor da introdução do títudo dessa nossa postagem. Não foi o único a se referir a Ecbatana, Heródoto foi o mais famoso que descreveu tal cidade notando seus círculos concêntricos que até hoje podem ser observados quando se analisa um foto de satélite de Hamadan - cidade iraniana que outrora fora Ecbatana.
Para Yi-fu Tuan "A história de sua fundação resume certos passos na transição de vilas para cidades ideais: é um modelo da interpretação não econômica da origem da cidade." (TUAN, 1980. p. 177).
Nos fundamentando em Heródoto (apud TUAN, 1980) quando os medas se viram livres dos assírios e ficaram dispersos em várias vilas onde não havia uma autoridade central, surge aí o nome Dioces, que se cansou de tentar resolver problemas de seu povo e se retirou para resolver os seus. Feito isso a desordem se intensificou.
Os habitantes daquelas vilas dispersas decidiram que Dioces deveria ser elevado a rei, e assim aconteceu. Com a elevação de Dioces à rei, este solicitou que fossem construídos um palácio e uma cidade, visto que as vilas não eram dignas de sediar seu reino. Surge Ecbatana.
A capital dos medas foi construída fortificada por sete muralhas circulares com demais fortificações coloridas que variavam desde o azul, passando pelo laranja até o prateado.
Ecbatana teria sido fundada por volta de 678 a.C (Enciclopédia Britânica) mas seus primórdios podem remontar a 2.000 a.C, com a união da vilas é que teria dado origem a grandiosa cidades dos medas. Hoje é Hamadan, situada a 300 Km a sudoeste de Teerã , na Irã. Possui 250 mil habitantes dentre seu monumentos destaca-se o túmulo do filósofo Avicena ( 980 - 1037).
Imagem de satélite captura no google earth da cidade de Hamadan, que outrora fora Ecbatana.
Nitidamente dá para se nota o sitema de muralhas circulares relatado por Heródoto.
Platão já mensionava que a cidade ideal combinava círculos com o quadrado, a lendária Atlânntida teria sido construída com anéis concêntricos de terra e água.
Esse exemplo de fortificação é muito constatado em cidades da antiguidade, sendo que até hoje dá para se notar as marcas que as mesmas deixaram em sua sobreposições entre o moderno e o antigo. Só para relatarmos alguns exemplos temos Bagdá, Paris e Ctesifon.
Referências:
TUAN, Yi-fu. Topofilia.São Paulo: Difel, 1980.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...