Geoglifos na amazônia. Imagem: Globo Amazônia.
Investigações sobre possíveis cidades pré-colombianas na amazônia brasileira nunca foram bem vistas por parte considerável dos acadêmicos. O assunto ficava, em grande parte, relegado à obras de escritores de ficção científica e esotéricos. Mas ultimamente cientistas estão examinando com mais detalhes essa possibilidade.
Já foram achados cerca de 300 geoglifos no Acre. Trinceiras de 15 metros de largura por 4 de profundidade existe uma tendência de encontrá-las em pequenas elevações. Elas têm formas retangulares e circulares, há possibilidade de terem existidos estradas que ligavam as populações da região.
O estudo envolve finlandeses e pesquisadores brasileiros das universidade federais do Pará e do Acre, o assunto já rendeu publicação em revistas científicas. Ao que tudo indica, havia uma grande densidade populacional na amazônia brasileira entre 2.000 anos e 700 anos atrás.
Os cientistas começaram a considerar a possibilidade de encontrar vestígios de cidades feitas por sociedades complexas antes da chegada dos colonizadores. O jornal Folha de São Paulo em seu caderno Ciência publicou matéria relacionada ao assunto no dia 10 de janeiro e no dia 24 de julho de 2010.
Sugestão de leitura:
Conheça a visão esotérica sobre o assunto lendo; Cidades perdidas da Amazônia - Manoa e São Vicente por: O Hierofante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário