Galeria Bady Bassit. Foto: Alexandre de Freitas.
Referências:
Um prédio que se destaca na região central de São José do Rio Preto é a Galeria Bady Bassitt. Na esquina das ruas Bernardino de Campos e Marechal Deodoro foi inaugurado em 1957, alguns pontos comerciais estão ali desde a inauguração.
Muitas pessoas guardam referências sentimentais com a galeria. Ali estão alguns comércios tradicionais da cidade: Livraria Planalto, Foto Galeria e Salão Azul são os principais. Atualmente possui posto dos correios, café e vários escritórios de profissionais liberais; dentre eles, muitos escritórios de advocacia.
O prédio já abrigou a Boate Rio Preto no seu segundo andar, que embalou noites dançantes na década de 1980. Ali também já existiu a rádio Independência e a tradicional loja de instrumentos musicais, a Joia Musical, que foi fundada no mesmo ano da inauguração do prédio (1957) e esteve ali por 41 anos.
Seu interior, apesar de velho e com marcas do tempo, ainda ostenta características marcantes. O pé direito alto do térreo com uma escada entrelaçada e o busto de Bady Bassitt no centro. Loft João Bassitt, filho de Bady Bassitt, foi o construtor do prédio e o nomeou em homenagem a seu pai. Pai e filho foram médicos e prefeitos de São José do Rio Preto. Externamente a construção acompanha a curva da esquina, apresentando-se imponente num lugar muito movimentado do centro da cidade, próximo ao fórum e a agência central do Banco Bradesco.
Referências:
Jornal Bom Dia, 14 ago. 2007.
Site oficial da loja A Joia Musical
4 comentários:
O nome real da Galeria Bassit, é Galeria João Bassitt, pai de Lotf Bassitt, que a construiu. Bady Bassitt, não era pai de Lotf, mas sim irmão. A boate nos anos 80, era do Rio Preto E.C. E não Boate Rio Preto. Nos anos 60, funcionou o Jockey Clube, nos anos 70, funcionou o Harmonia Clube.
Caro comentarista!
Fico muito grato pelas correções. Se me permite, gostaria que você se identificasse visto que gostaria de dar o crédito as possíveis alterações na postagem. Se pudesse, também, citar suas fontes seria bom, pois que, ou eu fui displicente nas minhas pesquisas os as fontes estavam incorretas.
De todo modo, a oralidade também poderá ser considerada aqui. De minha parte farei uma revisão bibliográfica em breve.
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail altasvirtudes@hotmail. com.
Suas contribuições serão bem-vindas.
Com altas considerações, Alexandre de Freitas.
Vale comentar que no hall de entrada do edifício foi feita a campanha "Dê ouro para o bem do Brasil" em 1964. No chão, perto das escadas entrelaçadas, ficava um recipiente cheio com o ouro arrecadado: anéis, alianças, correntes, medalhões, etc, qualquer um podia passar por ali e jogar a peça de ouro a ser doada. Não há relato de que alguém tentasse roubá-las...
Como chegar na galeria
Postar um comentário