25 julho 2010

Pequenas localidades - Aparecida de Monte Alto.

Vista do Santuário de Aparecida de Monte Alto.
Aparecida de Monte Alto é um distrito da cidade de Monte Alto-SP. O histórico do distrito antecede a formação do município de Monte Alto.
Foi o cumprimento de uma promessa em 1848, que deu origem à localidade. Quando o fazendeiro Flávio Antônio de Oliveria, proprietário da Fazenda Lagoa, doou parte de suas terras para construir uma capela. A primeira missa foi celebrada no dia 8 de dezembro de 1848, numa capela de pau-a-pique diante da imagem de 80 cm em estilo colonial da Nossa Senhora da Conceição, que ainda hoje está presente no santuário. Com a migração italiana no final do século XIX, a imagem passou a ser chamada de Virgem de Montesina.
O santuário se destaca no cenário do distrito - uma construção imponente. O atual prédio é reflexo de várias reformas e ampliações realizadas nos séculos XIX e XX. Atualmente nota-se que o santuário está em obra.
Em conversa com moradores locais tivemos a informação de que as missas em tal localidade são muito frequentadas. Todo dia 8 do mês de setembro ocorre uma grande festa que atraí multidões de várias cidades.
Aparecidade de Monte Alto dista 20 quilômetros do centro de Monte Alto, existem vans que fazem a linha entre as duas localidades, há escolas até o 5 ano (antiga 4ª série). Outros níveis de ensino devem ser cursados em Monte Alto ou em Fernando Prestes.
O distrito tem um localização geográfica interessante. Está a 6 quilômetros de Fernando Prestes mas, pertence a Monte Alto distante 20 quilômetros e com pedágio na rodovia de acesso. Segundo o IBGE, a localidade já perdeu por algumas vezes a condição de distrito. A atual condição foi dada à localidade no ano de 1985.
Vista interna do Santuário de Aparececida de Monte Alto.

Vista da rua Bento Manoel Siqueira, em frente ao Santuário de Aparecida de Monte Alto.


Referências:

Prefeitura Municipal de Monte Alto.

História de Aparecida de Monte Alto. PET- Aparecida de Monte Alto.

IBGE - Cidades.

Fotos: Alexandre de Freitas.

Nota de agradecimento: à Rui Siqueira, por ter nos informado o nome da rua de frente ao Santuário de Aparecida, é neto de Bento Manoel Siqueira, pessoa que deu nome a referida rua.

4 comentários:

Rui Siqueira disse...

O nome da rua, em frente ao Santuário, é "Bento Manoel de Siqueira". Este senhor foi meu avô e eu nasci nesta pequena localidade.

SANDRA NOGUEIRA disse...

fiquei encantada com a pequena cidade, pois vi reportage hoje no jornal. não sabia dessa maravilha tão perto de casa. prometo que vou fazer uma visita e ir a missa.

Firmino Egidio disse...

Rui é verdade fui ai muitas vezes levar a grande e esperada queima de fogos no dia do aniversário da cidade. sou neto do EGYDIO SOAVE e sobrinho da CECILIA E DO ZICO da venda.
abraços a todos em breve pretendo visitar a cidade.

Neta do Senhor, José Prudente Siqueira disse...

Meu avô José Prudente Siqueira também viveu em Aparecida, monte Alto, ele foi enterrado Na cidade de Aparecida, O túmulo da família Prudente Siqueira, que saudades dos meus Avós Beijos a todos vocês de Aparecida

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...