29 julho 2010

Pequenas cidades. Rio Preto-MG.

Igreja matriz de Rio Preto. Fonte: Prefeitura Municipal.
A história da localidade está ligada ao ciclo da mineração em Minas Gerais. Por aquela época, final do século XVIII e início do século XIX, a coroa proibia a abertura de novos caminhos para que o ouro fosse escoado por lugares conhecidos, onde pudesse ser cobrado os impostos.
Dessa forma é que surge Rio Preto, no único ponto onde era possível a passagem do ouro. O local passou a se chamar Registro de Rio Preto.
Nas primeiras décadas do século XIX a cafeicultura ganhou projeção na localidade, colaborando para que a o povoado fosse elevado à vila em 1844 e a cidade em 1871. O café também foi responsável pela chegada da estrada de ferro Central do Brasil em 1892. Com a decadência do café o crescimento econômico e urbano da região se estagnou. Mas, no início do século XX a pecuária começa a ganhar espaço, essa prática ainda se destaca os dias de hoje. O turismo também é relevante para a cidade, graças aos aspectos naturais e históricos do município.
Dados:
Localização. A cidade está ao pé da Serra da Mantiqueira entre as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Dista 180 quilômetros do Rio de Janeiro, 355 de Belo Horizonte, 84 de Juíz de Fora e 450 de São Paulo.
População - 5.631 habitantes (2009);
PIB, agropecuária - 7.837 (em mil reais);
PIB, indústria - 2.214 (em mil reais);
PIB, serviços - 18.551 (em mil reais);
PIB, per capita - 5.500 (em reais).

Vista da cidade de Rio Preto. Foto - Flávia Machado. Fonte: Prefeitura Municipal.

Referências:

Prefeitura Municipal.

IBGE -Cidades

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...