27 julho 2010

Coqueiral - bairro rural de Potirendaba. Região de São José do Rio Preto-SP.

Coqueiral - bairro rural de Potirendaba-SP.
Coqueiral é um bairro rural de Potirendaba, cidade da região de São José do Rio Preto-SP. O bairro está a aproximadamente 10 quilômetros de Potirendaba, cortado por rodovia vicinal que liga esta cidade à Mendonça. Numa curva aproximadamente 90º, (Clique aqui e veja a localização) surgem alguns estabelecimentos comerciais desativados e algumas casas, todos distribuídos dos dois lados da rodovia, não há mais ruas.
Sabe-se pouco sobre tal localidade. A maioria dos relatos são orais de antigos moradores. O que se ouve é que o bairro apresentou um certo desenvolvimento na década de 1920, movido pela cultura do café. Hoje ao que tudo indica, moram poucas pessoas no local.
Em decreto de Secretaria de Estado da Educação de 1989, uma escola de Coqueiral é agregada a Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto. Atualmente no site da Secretaria de Educação não consta mais essa escola.
Aspecto de um salão comercial desativado no bairro Coqueiral. Vista de outro salão comercial desativado. Nota-se por aproximação arquitetônica que tais construções foram feitas nas primeiras décadas do século XX.
Vista geral de Coqueiral.
Fotos: Alexandre de Freitas (2008).
Nota: toda informação para resgatar a história de tal localidade é bem-vinda e poderão ser enviadas pelo e-mail a-freitas1972@hotmail.com. Faremos nota de agradecimento e manteremos o crédito.

5 comentários:

Anônimo disse...

Melhor lugar que morei

Anônimo disse...

Maravilhosao

Anônimo disse...

Minha dona Maria nenzinho

Anônimo disse...

Minha mãe dona Maria nenzinho

Anônimo disse...

Melhor que viver

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...