26 julho 2010

Nova Itapirema - região de São José do Rio Preto.


Capela de Nova Itapirema. Foto: Alexandre de Freitas (2008).
 
Nova Itapirema é um distrito de Nova Aliança, cidade da região de São José do Rio Preto. No histórico do IBGE (1960) Nova Itapirema consta como distrito de Nova Aliança, segundo a lei orgânica do município.
A localidade era chamada de bairro da Lagoa e sua história está ligada à decadência de duas outras localidades: Itapyrema e Monte Belo. Ambos ex-distritos de São José do Rio Preto. As pessoas que moravam em Itapyrema procuravam fugir de uma epidemia de varíola que assolava o distrito, alguns optaram por Monte Belo, mas esta localidade também enfrentava uma epidemia de malária. Diante de tais fatores, as pessoas preferiram o bairro da Lagoa. A partir daí a localidade passa a se chamar Nova Itapirema.
Nova Itapirema está a 8 quilômetros da antiga Itapyrema (essa não existe mais) e a, aproximadamente, 12 quilômetros de Nova Aliança. Uma característica marcante do bairro são os doces caseiros vendidos na praça central. O sossego impera, só às vezes é quebrado por pessoas que passam por ali para ir às prainhas do rio Tietê para prática de esportes aquáticos, pescaria e lazer em geral.
Nova Itapirema, pode-se dizer, tornou-se um ponto de parada para essas pessoas, visto que a SP 355 (rodovia Maurício Goulart) corta o bairro. É servida pela circular da Pevê Tour que passa ali com regularidade, pois que a rodovia citada interliga São José do Rio Preto a outras cidades e consequentemente Nova Itapirema é passagem obrigatória.
 
Aspecto de uma rua de Nova Itapirema. Foto: Alexandre de Freitas (2008)
Vista do terminal rodoviário de Nova Itapirema. Foto: Alexandre de Freitas (2008).
Salão comercial desativado em Nova Itapirema. Foto: Alexandre de Freitas (2008).
Referêcias:
ABRUNHOSA, Abílio Cavalheiro e LAURITO, Paulo. Álbum Illustrado da Comarca de Rio Preto. Duprat Mayença: 1927-1929. p.236, 936-938.
ARANTES, Lelê. Dicionário Rio-Pretense, a história de Rio Preto de A a Z. 2 ed. São José do Rio Preto: Casa do Livro,2001. pp. 182-183.
Fantasma do abandono cerca velhos vilarejos da região. Diário da Região. São José do Rio Preto, 13 Ago. Suplemento especial.
Sugestão de leitura:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...