19 julho 2010

Pequenas localidades - Talhado, município de São José do Rio Preto.

Coreto e capela em Talhado na praça central de Talhado.
Talhado é um povoado que pertence a São José do Rio Preto, está distante cerca de 15 quilômetros desta cidade, a ele se tem acesso pela rodovia Transbrasiliana, a BR 153 e pela vicinal Alcides Augusto Ávila. No site da prefeitura de São José do Rio Preto e no site do IBGE, a localidade ainda é tratada como distrito, mas o cartório de paz, que dá condições legais de tal estato político, foi desativado em 1972 [1].
O núcleo que deu origem ao antigo distrito existia desde 1903, a doação do terreno que se tornou o patrimônio de São Sebastião foi feita por Alcides Augusto Ávila, a capela foi construída por volta de 1927. Consta que o vereador Francisco Zeferino do Carmo proibiu o sepultamento no cemitério da região por falta de higiene. A localidade ainda foi atingida por febre palustre que provocou uma epidemia.
Talhado figurou pela primeira fez como distrito de Rio Preto em 1944. Em 1948 a localidade possuía 2.683 habitantes. Em 1972 perdeu a condição de distrito com a desativação do cartório de paz, voltando a ser um povoado.
Hoje a localidade está totalmente integrada por meio de transporte urbano a São José Rio Preto. As ruas são asfaltadas, possui sub-prefeitura, posto policial e escolas. Atualmente o cemitério de Talhado exerce um papel fundamental, matimortos e indigentes são enterrados ali por um período de 3 anos. Depois os restos mortais são transferidos para o ossuário do cemitério São João Batista em São José do Rio Preto.

No detalhe, sub-prefeitura ao lado do posto policial.

Vista de uma das ruas do quadrilátero central de Talhado.

Referências:
ARANTES, Lelê. Dicionário Rio-Pretense, a história de São José do Rio Preto de A a Z.2ed. São José do Rio Preto: Casa do Livro, 2001. pp. 243 e 244.
[1] ARANTES, Lelê. po.cit.
Entrevista com zeladores do cemitério, em 15 de julho de 2010.
Fotos: Alexandre de Freitas.

5 comentários:

Unknown disse...

Talhado, prestes à tornar-se município é encantador porém, condenado à "cidade dormitório" onde embarca-se em ônibus para trabalhar em Rio Preto e, dormir sossegado; poderá tornar-se polo de agro-orgânicos e turismo rural, basta que os dirigentes sonham com a prosperidade em oferecer às grandes cidades vizinhas algo diferencial...

Unknown disse...

Station De Talhado...cognome da Estação de PX - faixa cidadão no Distrito de Talhado - São José do Rio Preto, com o jargão: De Talhado para o Mundo...- faça uma visita à Cabaña Burrachuelos - do produtor rural: SDP - Shallom Docuras e Pimentas...estamos esperando vc de portas e janelas arreganhadas...

RioPreto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RioPreto disse...

"Prestes a torna-se município"... De onde tirou esta idéia? Qual seria o benefício neste momento? Com certeza, você não vive em Talhado e não tem propriedade sobre este assunto!

Anônimo disse...

Se a prefeitura não fazer benfeitorias em Talhado, podemos sim ser um município. Talhado está esquecido pela prefeitura. Também pagamos impostos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...