15 novembro 2010

Cidades paulistas com número de habitantes semelhantes.

"Os sistemas de cidades constituem uma espécie de geometria variável, levando em conta a maneira como as diferentes aglomerações participam do global e do local" (SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record,2005.)
As cidades são organismos complexos que chamam a atenção desde pesquisadores até de pessoas comuns que fazem comparações e tecem análises com base, muitas vezes, no senso comum. O fator população (tamanho) é assunto corrente nas cidades. Este fator implica, em muitos casos, na capacidade que a cidade tem de produzir produtos, serviços e informações, ou ainda, de se relacionar em posição de comando em relação ao seu entorno.
Mas também, é motivo de comparação e dúvidas. Não raro em conversas informais ocorrem comparações entre cidades. Os casos podem ser variados. Às vezes são cidades próximas, onde há, por parte da população de ambas, uma certa disputa para ver qual cidade cresce mais ou tem mais habitantes. Em outras circunstâncias, as comparações podem ser mais metódicas, imaginemos uma empresa que pretende se instalar em determinada região, para isso, o fator população adquire importância fundamental, juntamente com demais dados é claro.
A intenção desse post é se fundamentar nos dados preliminares do censo de 2010 e tentar esclarecer dúvidas e curiosidades sobre as populações de cidades que geralmente despertam esses sentimentos.
Vamos aos casos.
Comparações entre cidades.
São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.
Para quem conhece pouco o interior do estado de São Paulo mas se interessa razoavelmente pelo assunto, essas duas cidades despertam curiosidades. Normalmente sabem que são importantes cidades do interior e Ribeirão Preto se desponta como a mais populosa. Mas esses números são, em algumas circuntâncias, maximizados estrapolando para mais ou menos a população de uma ou de outra, dependendo da tendência e dos vínculos que se têm por essas cidades. Na realidade, Ribeirão Preto tem 586.617 habitantes e São José do Rio Preto fica com seus 407.970; ou seja, Ribeirão supera Rio Preto em 178.647. O que às vezes visulmente pode causar confusões e aproximar mais a população das duas cidade.
Araraquara, São Carlos e Rio Claro: importantes cidades do interior cortadas pela SP 310, rod. Washington Luís.
A menor delas é Rio Claro, com seus 186.005 habitantes e a maior é São Carlos com 220.141 habitantes e Araraquara fica com 204.936 habitantes.
Araçatuba e Presidente Prudente, importantes cidades do noroeste paulista.
Presidente Prudente com 205.629 habitantes supera Araçatuba que possui 180.267 habitantes.
Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul. São importantes cidades na macrorregião de São José do Rio Preto cortadas pela rodovia Euclides da Cunha.
Conforme se distanciam de São José do Rio Preto a população diminui. Assim, Votuporanga, a mais próxima de Rio Preto (84 Km) é a mais populosa com 84.671 habitantes, Fernandópolis ( 115 Km) tem 64.332 habitantes, Jales (147 Km) tem 47.012 habitantes e por fim, Santa Fé do Sul ( 187 Km) possui 29.182 habitantes.
Bebedouro e Jaboticabal, cidades que distam uma da outra 44 Km pela SP 326 rod. Brigadeiro Faria Lima.
Bebedouro possui 75.044 habitantes e Jaboticabal tem 71.638 habitantes.
Orlândia e São Joaquim da Barra, cidades proximas a Ribeirão Preto.
Orlândia tem 39.735 habitantes e São Joaquim da Barra tem 46.472 habitantes, elas estão distantes apenas 17 Km uma da outra.
Litoral norte de São Paulo.
Caraquatatuba é a maior cidade com seus 99.992 habitantes, seguida por Ubatuba com 77.188 e São Sebastião com seus 72.513 habitantes.
Baixada Santista.
Santos é a maior cidade possuindo 407.970 habitantes seguida de São Vicente, 318.417; Guarujá, 265.986 e Praia Grande com 250.629.
Taquaritinga e Monte Alto, cidades da macrorregião de Ribeirão Preto.
Taquaritinga com 53.972 supera Monte Alto que tem 46.645, as duas cidades estão distantes apenas 20 Km uma da outra.

Aspectos do centro de São José do Rio Preto.

Aspecto do centro de Ribeirão Preto.

Fonte: Censo 2010 - IBGE.
Fotos: Alexandre de Freitas.

2 comentários:

Ronaldo disse...

Cara, sinceramente me interessei muito pelo seu blog, mas ele seria um ótimo blog se você falasse mais sobre outras cidades. Quando você se trata do Interior de SP e do Brasil praticamente em geral, voce só sabe falar de Rib. Preto e São José do Rio Preto. Se toca, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Bauru são exemplos de cidades super importantes e que tem muitas, muitas coisas para serem faladas. Percebi que voce é morador de Rib. Preto ou S. José do Rio Preto, mas procure falar de outras cidades tambem, para ficar mais dinâmico :D

E ao falar do Brasil não esqueça do Sul, porque no seu post sobre " Cidades Grandes " Voce falou de Goiânia, Rib. Preto e Uberlândia, na boa tem 13 cidades bem maiores que elas e se comparar com Goiânia tem 5 cidades que dão o triplo dela. Então relacione e atualize esses tipos de informações.

Alexandre de Freitas - graduado e pós-graduado em ciências humanas. disse...

Fico muito agradecido pelas críticas, coerentes e construtivas. Vou encará-las como notáveis dicas, úteis para que eu possa melhorar este espaço.
Obrigado caro Ronaldo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...