08 novembro 2010

Cidades próximas a Ribeirão Preto - Cajuru.

Igreja matriz de Cajuru. Foto: Alexandre de Freitas

A origem do município está ligada aos tropeiros que passavam pela região vindos de Goiás e de Minas Gerais. O início do povoado se deu quando “Maria Pires de Araújo e seus filhos José, Manoel, Carlos Geraldo e Bento, doaram uma gleba de terra, onde foi erguida uma capela, origem da povoação de Capela de São Bento de Cajuru.” (IBGE-Cidades).
Tornou-se capela curada em 1835 e freguesia em 1846, passou a pertencer o município de Casa Branca e em 1850 passou para o município de Batatais. No ano de 1865, ganhou status de Vila para finalmente se tornar cidade em 1866.
O nome é de origem tupi, "caa-jurú", significa "boca da mata", segundo Theodoro Sampaio.
A localidade teve um relativo desenvolvimento devido à cafeicultura na região do planalto ocidental no estado de São Paulo, foi servida por ramal da Ferrovia Mogiana. Hoje se destaca na cultura de cana-de-açúcar e pecuária leiteira. Nas palavras do site oficial do município Cajuro é:
“Privilegiada por uma terra fértil e produtiva a agricultura se desenvolve no plantio do café, milho e feijão, com absoluta prioridade para a cana de açúcar. A pecuária do leite e corte é parcialmente dominante na região.O campo industrial tem como alicerce uma razoável tecnologia. Produzimos máquinas agrícolas, autopeças da linha automobilística leve e pesada, pré-moldados de concreto, estruturas metálicas, grades ornamentais. Temos uma grande indústria de empacotamento de carnes para exportação, comércio de sementes e uma boa indústria de móveis em madeira e em aço.” (Arquivo Memória. Site Oficial do Município).
Dados:
População – 23.599 (2010);
PIB – 229 milhões de reais (2007);
PIB per capita – 10.132,63 (2007);
IDH – 0,783 (2000).
Para a Fundação Seade o município se enquadra no “Grupo 4 - Municípios que apresentam baixos níveis de riqueza e nível intermediário de longevidade e/ou escolaridade.”
Fonte: Fundação Seade – Perfil Municipal
Localizada na região administrativa de Ribeirão Preto, dista desta cidade 61 quilômetros e da capital do estado 298 quilômetros. (DER-SP)
Acompanhem algumas imagens de Cajuru. Fotos: Alexandre de Freitas (2010).
Monumento em homenagem ao soldado José Silvano Filho, constitucionalista de 1932.

E. E Dr. Messias da Fonseca, inaugurada em 1909, "O projeto desse edifício escolar, de José Van Humbeeck , foi criado para 7 escolas de um só pavimento (continue lendo...)

Aspecto de uma rua central da cidade.

Aspectos da praça da igreja matriz de Cajuru.

Referências:
Site Oficial do Município.
IBGE - Cidades.
Fundação Seade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...