03 janeiro 2011

Marraquexe - Marrocos. A cidade dos berberes.

Vista de um mercado na cidade de Marraquexe - Marrocos.
Marraquexe é uma cidade no sudoeste de Marrocos ao pé da Cadeia do Atlas desde seu surgimnto possui localização estratégica possui o maior circo do mundo e se destaca pelos seus mercados antigos.
A área onde hoje se encontra Marraquexe foi durante mil anos habitada por feníncios, romanos, bizantinos e grego. A cidade atual surgiu em 1.062 foi fundada por berberes almorávidas do Saara ocidental. Vários tratados e guerras ocorreram nas várias dinastias que governaram a cidade.
A cidade foi ponto de encontro de caravanas mercantins que atravessavam o Saara com vários tipos de mercadoria e escravos. O que deu contornos de mestiçagem a tornou até certo ponto cosmopolita.
Hoje o turismo é essencial para a cidade, nela é possível notar suas avenidas modernas que constrastam com os mercados que lembram os tempos mais antigos. Marraquexe possui em torno de 848 mil habitantes, a maior parte de sua população é constituída por berberes.
No passado a cidade atraiu ilustres turistas como o Sir Winston Churchill que foi a cidade para pintar suas paisagens.
Quanto ao famoso mercado de Marraquexe [...] "um dos mais impressionantes de todo o Magreb, é um imenso emaranhado de ruelas - oásis de sombra que quase nos absorvem na sua intimidade. Os braços do labirinto estreitam-se mais e mais ao cair da noite, quando um extenso formigueiro de gente flui sem interrupção e aparentemente sem rumo. Aqui e ali, poucos parecem ser os vultos que se detêm junto às lojas, movem-nos outros destinos que não conheceremos nunca, ocultos num dobrar sucessivo de ruelas."
E a Palácio da Bahia foi [...] "edificado já no século XIX, é outro ponto obrigatório do roteiro e um dos melhores exemplos da arquitectura muçulmana da antiga capital imperial. Não muito longe está o palácio Dar Si Said, que acolhe actualmente o Museu das Artes Marroquinas, onde se pode admirar uma notável colecção de objectos (tapetes, e jóias) do Alto Atlas, assim como cerâmica de Safi e de Tamegroute. De indispensável visita é também a Madraça Ben Youssef, uma escola de teologia corânica construída no século XVI." (Fonte: Alma de Viajante)
Referência:
BARKER, Jack. (et al). 100 Grandes Cidade do Mundo. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008. pp. 168-169.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...