03 fevereiro 2011

Cidades da Alemanha - Essen.

Aspecto de Essen atual. Foto: Wikipédia.
Essen é uma cidade alemã localizada na região do Vale do Ruhr na Renânia do Norte-Vestfália. É uma cidade muito antiga e figura entre as 10 maiores cidades daquele país.
Foi fundada num mosteiro no século IX e se tornou por um período a maior cidade do Ruhr. No início do século XIX a cidade possuía em torno de 10 mil habitantes, em meados do mesmo século sua população era de 50 mil habitantes e já se caracterizava como uma cidade industrial. Época em que as atividades de mineração foram intensas na localidade, graças, principalmente ao carvão e ao aço que promoveram a industrialização local.
Durante a segunda guerra mundial Essen sofreu muitos danos mais hoje está recuperada. Culturalmente é uma cidade muito dinâmica, no ano de 2010 foi a capital europeia da cultura. Outra característica da cidade são as áreas verdes, apreciadas especialmente da região do lago Baldeneysee. A floresta Stadtwald oferece caminhadas e recreações ao ar livre. Museus com coleções de pinturas famosas completam a atração da cidade.
Na arquitetura, Essen possui uma igreja gótica que foi construída por volta de 845 – 870. Um incêndio a destruiu e ela  foi reconstruída em 1275 permanecendo até hoje no cenário da cidade, que atualmente possui em torno de 590 mil habitantes.

A sequência de fotos nos mostra a cidade de Essen em três tempos distintos: 1829, com muitas igrejas e áreas verdes; 1867 no auge da segunda revolução industrial e na atuldade, com características predominantemente comerciais.
No detalhe, a antiga igreja ainda permanece lá até os dias de hoje.

Referências:
10 Best. Destinations Germany.
Greenwichmeatime.
Wikipédia.
São Paulo (Estado) Caderno do professor: geografia, ensino fundamental 5ª série. vol.1. São Paulo: SEE, 2009.

2 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pela ótima descrição

Anônimo disse...

Pal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...