05 fevereiro 2011

Cidades da antiguidade que surgiram ao redor de rios na Ásia e na África.

Mapa evidenciando a Mesopotâmia e o norte da África, locais onde se desenvolveram grande cidades na antiguidade ao redor de grandes rios. Imagem: Fresno.
Os rios sempre tiveram grande impotância na nossa vida, na antiguidade por dobradas razões, pois os meios de transportes e as tecnologias de extração de água não eram como hoje. Os rios serviam para irrigar a terra, fornecia água para pessoas e animais, era fonte de alimentos e meio de transporte.
Muitas cidades antigas surgiram e se desenvolveram ao redor de rios, essa localização facilitava o uso para os mais variados objetivos.
A Ásia foi o continente em que houve o maior número de cidades ao redor de grande rios, em epecial na Mesopotâmia. Região onde hoje aproximadamente se encontra o Iraque, região rodeada pelos rios Tigre e Eufrates.
Cidades da Ásia.
Babilônia.
Fundada por volta de 1950 a.C. situava-se às margens do rio Eufrates, foi a primeira grande metrópole do mundo. Foi destruída várias vezes mas conseguiu se recuperar, sua história é riquíssima. Foi capital da Acádia e da Suméria, seu rei, Hamurabi, estabeleceu o primeiro código da história e estabeleceu, também pela primeira vez, um direito uniforme para uma grande nação.
São famosos suas obras como a Porta de Babilônia, os Jardins Suspensos de Babilônia e a Torre de Babel. 
Ninive.
Fundada em 1700 a.C. situava-se ao redor do rio Tigre. Possívelmente foi a maior cidade de sua época. Possuia muralhas e largas ruas que cortavam seus bairros, seus palácios eram cercados de muralhas e dentro delas se achava uma grande torre escalonada.
Mohenjo Daro.
Uma das cidades mais antigas do mundo antigo, 4.500 a.C. localizada às margens do rio Indo, no atual Paquistão. Tudo indica polarizava uma vasta região do Indo. Possuía celeiro público e torres que eram construídas com tijolos cozidos e uma avenida o sentido norte sul que media 800 m de comprimento por 11de largura. Havia casas de banhos com água aquecida e um sistema de esgota que até então deveriam ser os únicos no mundo. Pelas ruínas existentes estudiosos calculam que a população de Mohendo Daro deveria ser algo em torno de 70.000 hab., para o mundo da época, uma população considerável. O artesanato da cidade nos dá prova que os habitantes dali era exímios artesão e dominavam considerável tecnologia. Fabricavam vários utensílios domésticos e armas adornadas com cobre, bronze, prata e ouro; também notaram o emprego do vidro.
Ur.
Também muito antiga, surgiu por volta de 4.000 a.C. às margens do rio Eufrates. Ur controlava o comércio no rio Eufrates, quem descesse o rio com a intenção de chegar a Eridu próxima a saída para o Golfo Pérsico teria que passar por Ur. Posição muito estratégica. 
Cidade da África.
Tebas.
Cidade do Egito antigo, surgida por volta de 2.000 a.C. na margens direito do rio Nilo, tornou-se capital do país. Foi muito famosa, Homero a relatou como tendo centenas de portas, em sua periferia dois tempos são conhecidos até hoje: Carnaque e Luxor.
Mênfis.
Surgiu por volta de 2.850 a.C, fundada pelo rei Menes, situava aproximadamente a 20 quilômetros da atual cidade do Cairo, através de uma obra de engenharia as águas do Nilo passaram nas proximidades da cidade formando um dique. Durante muito tempo foi a capital do Egito.
Referência:
SCHNEIDER, Wolf. De Babilônia a Brasília. [trad. Guttorm Hanssen] 2 ed. São Paulo: Boa Leitura, (?).  

3 comentários:

Anônimo disse...

vlw cara me ajudou muito :D

Anônimo disse...

vlw cara me ajudou muito :D

Unknown disse...

que merda naum

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...