10 março 2011

Caminho do Itupava.

Por: Mariana Hillbrecht.
A capital do Paraná é conhecida como uma região que possui uma infinidade de roteiros turísticos e, diferente de outras metrópoles, lá você encontra passeios que vão desde os pontos turísticos clássicos, como os parques, até trilhas e caminhos em contato com a natureza, ou seja, se a sua desculpa para passar o dia dentro de um hotel em Curitiba é a falta de opções de roteiro, saiba que ela não vai ser válida!
Curitiba é uma cidade que oferece roteiros para todos os tipos de pessoas, quem gosta de turismo ecológico também encontra excelentes opções de passeios e o Caminho do Itupava é uma delas. Entre os anos de 1625 e 1950 o caminho foi aberto, sendo por aproximadamente três séculos a única forma de acesso entre o litoral paranaense e a região de Curitiba. As fontes sobre a criação desse trajeto muitas vezes se contradizem, pois algumas pessoas afirmam que ele foi aberto pelos portugueses e outras dizem que os responsáveis foram os caçadores. Mas, o que todos concordam é que ele foi de extrema importância para o desenvolvimento da região e até hoje recebe pessoas que buscam uma boa aventura e contato com a natureza. Atualmente, a finalidade do caminho não é mais econômica, porém, é um monumental sítio arqueológico que possui em seu acervo um inestimável patrimônio cultural e natural.
O percurso da trilha vai de Quatro Barras (região metropolitana de Curitiba) até Porto de Cima (Morretes) e o tempo que se leva para percorrer, a pé, é de aproximadamente 8 horas. O caminho possui grandes pedras que foram colocadas por escravos e estão lá até hoje, facilitando o trajeto, que também possui algumas pontes sobre os rios que cortam as trilhas, além de dar certo charme ao local. Não existem restrições sobre tipos físicos para se fazer a viagem, mas é aconselhável que a pessoa possua um bom preparo, já que são aproximadamente 14 km de trilhas pela mata (quem não está acostumado a se exercitar pode optar por fazer só uma parte do percurso).
Para chegar até o Caminho do Itupava, basta pegar o ônibus Curitiba/Quatro Barras-Via Graciosa no Terminal do Guadalupe (na capital); ao descer em Quatro Barras, é a vez de pegar o ônibus Borda do Campo, do qual você descerá no último ponto. Após uma caminhada de aproximadamente 100 metros estará a entrada das Trilhas, lá é só se registrar no trailer do IAP (instituto Ambiental do Paraná) para começar o passeio.
Quem percorre o Caminho do Itupava sente a sensação de ter entrado em uma máquina do tempo onde a história se mostra presente em cada pedra do trajeto, entretanto, o motivo que faz com que as pessoas busquem essa opção de lazer na região metropolitana de Curitiba é o contato íntimo que se tem com a mata atlântica, presente na Serra do Mar. Riachos de águas límpidas, belíssimas cachoeiras, bromélias e orquídeas, diversas espécies de pássaros e pequenos animais se unem em perfeita harmonia para fazer da paisagem vista nas trilhas do Itupava uma das mais lindas do Paraná.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...